sexta-feira, 25 de março de 2011

Pais e Avós: Uma relação de limites


Nessa vida corrida que a maioria das mães levam, o dilema de onde e com quem deixar os pequenos já começa antes mesmo deles nascerem... As opções se resumem à: creche, babá ou vovó.

Mas a grande preocupação é: Onde encontrar uma pessoa de sua absoluta confiança para deixar seu bem mais precioso? Muitas vezes, encontrar uma resposta para essa pergunta não é fácil e quem pode e tem mãe ou sogra por perto, acaba pedindo socorro.

É maravilhoso quando os avós se dispõe a cuidar dos netos, pois sabemos que não existem pessoas de mais confiança para cuidar dos seus pequenos que seus pais ou pais do seu marido, porém, é necessário impor limites nessa relação para que você não tenha problemas futuros.

Foi pensando nisso que preparamos um post baseado na relação pais – avós durante a criação dos filhos, qual o papel e dever de cada um nessa situação.

O primeiro e mais importante passo é manter uma relação harmoniosa, com cada um respeitando seu espaço e saber que os avós NÃO são responsáveis pela criação dos seus filhos, eles estão ali apenas para lhe ajudar.

Na teoria tudo é muito simples, mas sabemos que na prática a coisa muda um pouco de figura, e como tudo na vida, essa relação não poderia ser diferente, sempre há dois lados.

Segundo psicólogos, alguns avós quando começam a cuidar de seus netos acham que seus filhos não estão preparados para criar de uma criança e em função disso “tentam poupá-los desse trabalho e responsabilidade”. Afirmam que nessa situação, percebe-se que há uma vontade inconsciente dos avós a voltarem ser pais e corrigirem falhas ou até mesmo não cometerem os mesmos erros que cometeram com seus filhos, por isso tomam todas as rédeas da criança para “evitar” que seus filhos criem seus netos da “forma errada”.

Às vezes alguns pais se queixam que os avós não dão a devida atenção ou não são tão carinhosos com os netos, ou até mesmo, que não se sentem tão à vontade em colaborar nessa “relação de ajuda”. Psicólogos afirmam que em muitas situações a relação dos avós com os netos reflete diretamente na relação dos pais com seus filhos. Assim, essa relação acaba prejudicando não somente você, mas seu pequeno (a) também, e precisa ser seriamente repensada.

Outro caso bastante comum é os avós se sentirem cansados por passarem meio período ou até mesmo período integral com os netos. Sabemos que a idade, quanto mais avançada, mais exige das pessoas, mesmo tendo uma qualidade de vida alta. Nessa fase da vida, seus pais precisam descansar, ter o sentimento de liberdade, cuidar mais da saúde, alimentação, gastar mais tempo com lazer, etc. Então, se você acha que seus pais não tem mais o mesmo pique de antes para cuidar dos seus filhos, talvez seja hora de você procurar formas alternativas para solucionar esse problema.

Logicamente, esse tipo de situação não acontece em todas as famílias, mas se você está passando por isso é o momento de mudar um pouco de “rumo”, ou seja, contratar uma babá ou colocar seu pequeno na creche ou escolinha. Dessa maneira, você poderá evitar maiores problemas e poupar stress.

Limites são importantes em qualquer situação, e na relação pais, filhos, avós não poderia ser diferente. É muito válido deixar claro quem tem autoridade e que tipo de autoridade cada um tem, incluindo os avós, com a mais absoluta certeza.

Vale uma dica: Os pais devem criar seus filhos da mesma maneira que foram criados pelos seus pais, assumindo responsabilidades às quais se destinaram quando decidiram aumentar a família. Os netos devem visitar sempre os avós e criar com eles uma relação de respeito, amor, harmonia e admiração, sem que isso signifique responsabilidade na criação. E, claro, eventualmente, quando for necessário, você pode recorrer à ajuda dos seus pais sem o menor problema, sempre reconhecendo o favor e agradecendo com muito afeto e respeito.

7 comentários:

  1. Limite nessa relacao eh tudo mesmo..
    Minha filha ficava um pouco com a minha mae, um pouco com a minha sogra, e por sorte todos nós nos davamos muito bem, mas chega uma hora que por mais que vc goste e tenha uma boa relacao com a familia eh necessario arrumar uma outra opcao, assim evita um monte de coisa...
    Depois que a Duda deixou de ficar com os avos ja estava maiorzinha, podia falar e se alguma coisa acontecesse me contaria, foi entao que decidi colocar na escolinha, assim faria novos amigos e ia comecar a se relacionar com outras criancas... foi muito impotante para ela e para a gente tbm!

    Maravilhoso o post ane, parabens, como sempre...

    bjs

    ResponderExcluir
  2. É verdade mesmo Dai,

    Limite é sempre muito importante nessa relaçao de ajuda, como vc mesma disse... Graças a Deus nunca tive problemas com a minha mae para me ajudar a cuidar do Pablo, mas confesso que as vezes fico com um pouco de peso na consciencia por ela passar tanto tempo com ele, quando ela poderia estar descansando ou fazendo alguma outra coisa que queira... Mas eu simplesmente nao ocnsigo confiar em nenhuma outra pessoa para cuidar dele, e aí, o que faço?

    ResponderExcluir
  3. Eu infelizmente não tenho nem mae nem sogra perto :(
    Moro longe das duas e tem dias que fico quase louca em casa, principalmente quando minha empregada falta.... É um CAOS!

    Gostei do post ane... E realmente, limite é para absolutamente tudo na vida....

    Beijo linda

    ResponderExcluir
  4. Gente, minha mãe infelizmente mora longe de mim, mas ainda bem que tenho uma sogra gente boa que sempre que preciso, me socorre...
    Nunca da para contar 100% com as babas neh? Em horas assim a gente tem que correr para quem confia mesmo, nao tem jeito...

    ResponderExcluir
  5. AH,infelizmente minha mãe partiu cedo, nem me viu casada e muito menos a carinha de suas netas.Passei apertado qdo a minha filha mais velha nasceu, não tive ninguém para me ajudar,ficava achando que se minha mãe tivesse viva, eu não tinha sofrido tanto, pois ela era muito amiga minha, e minha sogra, sempre deixou bem claro, que não era pra mim contar com ela pra nada, pois sempre dizia que criou os quatro filhos dela SOZINHA! Então , amiga, nunca deixei minha filha lá, e tbém nunca deixei que desse qualquer palpite. É uma pena, pois minhas filhas, que hoje já são duas rsrsr, só têem uma avó, e não podem curtir isso, pois ela não é uma avó presente, que faz ter a vontade de ir lá conversar,comer bolo, brincar, contar histórias de qdo era criança, os brinquedos da época, beijar, abraças, essas coisas que a gente vê nos filmes ..........rsrrsrrsr.
    Adorei o tópico, e é com certeza, o ponto em que fala, que alguns tentam corrigir seus erros , com os netos.bjussss

    ResponderExcluir
  6. Amei o post! Semrpe nos ajudando com as dicas!

    ResponderExcluir
  7. Minha tristeza é não morar perto dos netos e poder contribuir . Sinto muita falta deles.
    Bjs a tds as avós frustradas como eu.

    ResponderExcluir