sexta-feira, 18 de março de 2011

Sentimento de Culpa? Por quê?

Pais e Mães dos dias de hoje convivem quase que diariamente com sentimento de culpa em relação aos seus pequenos, e os motivos são os mais variados... Mães que trabalham o dia todo e em função disso passam pouco tempo com seus filhos; Pais que por algum motivo não conseguem dar tudo (bens materiais) que seus pequenos pedem; Momentos que precisam tomar atitudes que são contrárias ao que eles desejam; Frustração e Descontentamento; Pais separados e muitos outros.

Mas, acredito, que o principal de todos é não conseguir honrar com os “compromissos afetivos” que têm para com seus filhos, independente de qualquer situação exposta acima. Difícil montar um post e dizer o que fazer para não ter esse sentimento de culpa tão presente no dia-a-dia, então, gostaria de dar dicas para tentar, ao menos, diminuir essa situação tão presente no ambiente familiar.

Às vezes, a sensação da culpa é tão grande que nada nem ninguém pode tirar o desespero e desamparo que passa pelos corações dos pais. Mas será mesmo que você é tão culpado quanto se imagina? Na maioria das vezes nos sentimos assim pelo fato de não conseguirmos satisfazer as necessidades ou desejos dos nossos pequenos. Mas lembre-se sempre: Para seus filhos, você será sempre o super herói e a pessoa em quem ele mais confia, e você é assim para ele pelo simples fato de ser exatamente o que você é, sem tirar nem por.

Antes de ser pai ou mãe, você é um ser humano, com defeitos, qualidades, acertos e erros. Pode ser que agora seu filho não entenda algumas atitudes suas, mas acredite, em um futuro muito mais próximo do que você imagina, ele compreenderá todas as suas atitudes hoje e de uma maneira que não podemos explicar vai ver que tudo aquilo que foi feito durante a infância foi pensando somente no bem dele (a).

Muitas vezes achamos que por mais que façamos, agradamos e paparicamos, nunca é o suficiente, pois parece que em determinadas situações não existe satisfação. Nesse momento, precisamos então lembrar que estamos tratando de crianças, que na maioria das vezes, diria que quase 90%, não sentem a necessidade de agradecer tudo o tempo todo, como nós, adultos. Portanto, isso não significa que seu filho (a) não está feliz ou satisfeito com as coisas que você tem feito por ele (a), apenas não demonstra do jeito que você gostaria.

Ser pai e mãe definitivamente não é tarefa fácil. É necessário muito amor, dedicação, habilidade, companheirismo e acima de tudo, paciência.

E você, já se sentiu culpado em alguma situação? Venha dividir suas experiências aqui no blog!

11 comentários:

  1. Pq os pais tem esse habito de sentir culpa neh?
    As vezes achamos que estamos tao errados, nos sentimos tao mal, e no fim isso só passa na cabeça da gnt mesmo.
    Sempre que me sinto culpada por alguma coisa pesso para alguem uma opiniao, pq quem ta de fora consegue ver se forma racional... sempre funciona.

    Bjk Ane!

    ResponderExcluir
  2. Dai, minha querida!

    Muito bom o post de hoje!
    Bom, mae de 1a viagem vc sabe neh, faz tudo errado o tempo todo kkkkkk eu to mestre em me sentir culpada! Mas o pior de tudo foi esses dias... Na total falta de experiencia, dei mamadeira quente demais... o lucio chorava de um lado e eu do outro e meu marido nao sabia se me acalmava ou acalmava ele kkkkkk

    Beijo sua fofa!

    ResponderExcluir
  3. Que bom que não me sinto a única culpada hahaha
    Tem horas que a gente faz cada coisa, né?

    Tenho um problema sério aqui em casa, vc sabe né Ane, alimentação aqui é a hora do terror... nunca vi coisa igual.. quando coloco os pequenos para comer parece que estao indo para a forca kkkk
    Já tentei de tudo e fico quase pirada, pq sei que quando eram menores nao insistia para um hábito saudável daí deu nisso!

    O que eu faço??? Socorrrrooo!!!! kkkk

    ResponderExcluir
  4. Ane,o meu sentimento de culpa, é por não conseguir amamentar!!!! Fiz uma redução mamária qdo ainda era solteira, e os médicos me disseram que não iria me atrapalhar, mas não foi o que aconteceu..... Não tive leite o suficiente pois tiraram o excesso de glândulas mamárias e cortaram os ductos. Isso me rendeu até terapia, mas confesso que ainda carrego essa culpa. Graças a Deus, minha duas filhas são saudáveis e como uma amiga minha me disse , essa dor é mais da gente, porque elas sempre ficam bem ! BJUSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  5. Oiie...
    tenho duas filhas lindas, a mais velha está com quase oito anos e a caçula a pouco fez 1 aninho.
    Eu vivo me pondo em questão...será que estou dando a devida atenção para a minha + velha? As vezes eu acho que não. Antes era somente ela, a atenção era voltada somente para ela 100% e agora eu tento dividir, mais sempre eu acho que falta um pouco. Ai, meninas quase enlouqueço, chego a chorar! O que fazer? Bjinhos!

    ResponderExcluir
  6. Oie....
    Me sinto culpada por não conseguir impor limites na minha filha, que tem 6 anos....Que fase complicada, ela responde, desafia, não obedece....ainda dá trabalho para dormir sozinha no próprio quarto...Acho inclusive, que esse seria um ótimo tema para ser abordado aqui. Tenho muitas dúvidas como mãe de primeira viagem e acredito que outras mães tbm sofram com o mesmo problema.
    Bjãoooooo

    ResponderExcluir
  7. Oiie meninas!

    A minha culpa eh por achar que não consigo dar toda a atençao para meu pequeno quando estou em casa, pois parece sempre que ele quer ficar com o pai, que naum mora mais com a gente há muito tempo.
    Tem dias que fico muito triste porque parece que por mais que eu faça e agrade ele naum esta nem ai pra mim... Entro em desespero, o que fazer?? Me ajudem!

    Bjoks

    ResponderExcluir
  8. Meninas amadas do meu coração...

    Incrível como o sentimento de culpa aparece nas mais variadas situações... Difícil dizer não se sintam culpadas, porque sei que isso muitas vezes é absolutamente impossível.

    O que posso dizer para vocês é que na maioria das vezes nós sofremos sozinhas, achando que estamos erradas e prejudicando nossos pequenos.. Mas o fato é que dificilmente eles se sentem prejudicados, e provavelmente quando estiverem adultos não vão lembrar de situações que nos fizeram sofrer e chorar por culpa...

    Prometo responder cada uma via e-mail ou depoimento.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  9. realmente espero que um dia eles reconhecam tudo que fazemos por eles. As vezes acho que os filhos acreditam que tudo feito pelos pais nao é nada mais do que obrigacao. AFinal de contas, é dever dos pais cuidar da alimentacao, comprar roupas, levar no medico, pagar escola, cuidar a noite, brincar, ensinar, etc.
    Acho que eu mesmo só vi como isso as vezes pesa para os pais depois que tive um filho...
    Mas concordo com voce Ane...Um dia eles darao valor !

    ResponderExcluir
  10. Dai! É isso mesmo, o principal ponto é honrar as questões afetivas! Não adianta passar o dia todo fora trabalhando e chegar em casa e encher o filho de coisas materiais por medo de dizer não pela culpa. O que os pais nos deixam é o amor, a educação e a maravilha que é ser uma família. O resto a gente consegue...

    ResponderExcluir
  11. Concordo com você Flavia... o importante é honrar as questões afetivas e acreditar que estamos fazendo melhor por eles!!!
    bjs

    ResponderExcluir