quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Volta às aulas!




Entre essa semana e a próxima a maior parte das escolas brasileiras retornam o ano letivo, e para muitas crianças é um período de adaptação, novos amigos, novos professores, mudança de escola e até mesmo começar a “estudar para valer”, pois iniciam a primeira série.

Como estão os preparativos aí na sua casa para a volta às aulas? Aos poucos você deve começar a readaptação do ritmo e espírito das crianças para assumir os compromissos escolares.

Depois de um longo período de férias de verão é hora de começar a se reorganizar para iniciar o ano escolar. Nem sempre é fácil retomar a disposição necessária para o início às aulas, pois é absolutamente natural que durante o período que seu pequeno ficou em casa sem compromissos e responsabilidades ligadas aos estudos, alguns “excessos” tenham sido cometidos, como assistir muita televisão, dormir e acordar fora do horário, deixar de praticar atividades relacionadas à aprendizagem e muitos outros.

Após essa temporada, agora é hora de você sentar e conversar com seu filho (a) e explicar que assim como ele, você também terá que retornar à sua rotina diária após as férias, pois isso faz parte de sua vida. Dessa maneira, fica mais fácil entender o porquê é necessário descansar, dormir no horário, manter uma boa alimentação e estabelecer planos de estudo para o bom desempenho escolar. Mas lembre-se sempre: a readaptação não é instantânea e requer muita paciência, tanto sua, quanto das crianças.

O início do ano escolar é uma mistura de sentimentos, onde você irá encontrar festa, expectativa, ansiedade, preocupação, novas amizades, reencontro dos amigos antigos, curiosidade de como será essa nova fase e diversos outros... Mas o mais importante disso tudo é mostrar à criança que ela irá adquirir conhecimentos, trocar novidades, compartilhar momentos sobre o que fizeram durante as férias, e acima de tudo, fazer e/ou reencontrar antigos amiguinhos. Usando esses argumentos você pode evitar ansiedade, insegurança e até mesmo algum possível desinteresse pelos estudos.

Sempre que a criança voltar para casa, pergunte como foi o dia na escola e mostre todos os pontos positivos da conversa, dessa maneira, você o incentivará que ele volte mais animado no dia seguinte.

Desejo à todos um bom começo de ano letivo!

Com Carinho,

Ane



Mochila para Meninas



Mochila para Meninos

4 comentários:

  1. Ane, querida!!!! Você é sempre tão atenciosa com a gente que sempre que vejo uma atualização aqui no blog corro para ver do que se trata!! Adorei suas novas dicas!

    Ah, as mochilas são lindas, como sempre!! :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Day... Parabéns pela Matéria Escolar!!
    Como sempreeeeee... Um Sucesso!
    Beijosssss Querida!

    Rê e Felipe.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que legal!!
    Essa semana o Felipe voltou às aulas e essa situação acontece mesmo. Muita televisão e horários flexíveis durante as férias estão me causando sérios problemas em casa =/

    ResponderExcluir