segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

A música e a criança

Diversos estudos confirmam: A música é um elemento importantíssimo para desenvolvimento e bem estar da criança. Traz conforto e tranqüilidade para seu bebê.

Existem artigos que informam que se durante sua gestação, você tem o hábito de ouvir música junto com seu bebê, a chance dele (a) sentir interesse musical na infância e juventude, é maior.

A educação musical tem, cada vez mais, feito parte da educação das crianças desde a pré-escola. Não só pela importância do entretenimento, mas para o bom desenvolvimento da audição, coordenação motora, aprendizado da fala, entre muitos outros.

Alguns pesquisadores afirmam que a música tem uma enorme capacidade em aproximar pessoas, e se você incentiva seu filho (a) a praticar algum instrumento, de certa maneira você o ajuda a conviver melhor com outras crianças e a se comunicar de maneira muito melhor do que as que são privadas desse tipo de prática. Mas cuidado: é sempre preciso prestar bastante atenção para que seu pequeno não sinta vontade de ficar sozinho, trocar os amigos pelo instrumento musical. Muitas vezes, quando aprendem a tocar algum instrumento, deixam de se sentir sozinhos ou carentes.

A idade ideal para iniciar os estudos musicais é a partir dos 5 anos, quando a criança começa a ser alfabetizada. “Nesta idade a música as encanta, dá-lhes segurança emocional, confiança, porque se sentem compreendidas ao compartilhar canções, e inseridas num clima de ajuda, colaboração e respeito mútuo”.

Segundo professores de música, os melhores instrumentos para se iniciar são flauta e piano, mas, antes de tudo, a criança precisa gostar do que vai começar a aprender para que se tenha sucesso no desenvolvimento musical.

Os pais jamais devem impor esse aprendizado ou escolher o instrumento a ser praticado. A escolha deve vir diretamente da criança, assim como a manifestação do desejo de aprender a tocar algo.

Se seu filho (a) tem interesse por esse tipo de prática, incentive, apóie e participe!


8 comentários:

  1. Olá!!

    Sou professora de música e adoro meus alunos pequeninos! São fofos tocando.. e o melhor de tudo, aprendem muito rápido!
    Sobre o que a Ane falou de piano e flauta, é isso mesmo! São os 2 instrumentos mais indicados para quem vai começar as aulas!

    Parabéns pelo blog querida, vc sempre arrasa nos temas!!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Ane!!!!!!

    Que legal esse post!! Quero ver se ano que vem consigo colocar a Isa para tocar alguma coisa! Ela ainda é muito novinha para isso, mas quero muiiiito que ela tenha interesse por instrumentos musicais, além de muito bonito, é chique rsrsrsrsrss

    ResponderExcluir
  3. Duda faz teclado e adoooorrraaaaa!

    É lindo ver essa gostosura tocar!!

    ResponderExcluir
  4. Achei muito importante a dica de deixar a criança escolher seu próprio instrumento. Essa atitude ajuda os pequeninos desde cedo a tomar decisioes e aumenta muito a chance deles realmente se interessarem pela musica....

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante! A música deveria fazer parte do currículo escolar.

    ResponderExcluir
  6. Ane querida, adoreeei!!!!
    Concordo plenamente!
    E convido à todos que forem de Brasília e quiserem conhecer a ESCOLA AFFINITY ARTS - www.affinityarts.com.br
    É uma escola de educação infantil bilíngue que dá ênfase nas artes, como foco especial na música! Nossa escola concentra-se na formação para a cidadania mundial, focalizando-se na integração de cada indivíduo, além de sua interação ao grupo social. Buscamos prover um ambiente tranquilo para o aluno pré-escolar, o qual baseia-se no conceito de respeito um ao outro e a não-discriminação. É como objetivo do programa assegurar que cada criança sinta que ela é apreciada por seus dons especiais que traz ao mundo; que cada criança encontre seu lugar dentro do grupo e seja capaz de contribuir e participar nele, aprendendo a se relacionar com cortesia e amor. É dentro do contexto do grupo que todas as habilidades importantes de diálogo, comunicação e resolução de conflito são praticadas.

    Nossos esforços são unificados, concisos e sistematizados para desenvolver em cada criança as destrezas, percepções, múltiplas inteligências e habilidades cognitivas e sociais para serem preparadas, não somente para a formação acadêmica, mas também para uma vida de sucesso!

    ResponderExcluir
  7. Adorei o tema!!! Vale a pena divulgar o excelente trabalho da Universidade Federal do Paraná http://www.artes.ufpr.br/musicalizacao/index.html


    Parabéns!!!

    ResponderExcluir