quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Primeiros Passos!



Com a preocupação de ajudar as mamães na hora da escolha do sapato para os primeiros passos do seu pequeno (a), resolvemos montar um post com dicas úteis e práticas sobre o assunto.

Independente da idade da criança, o calçado deve ser muito macio, flexível e resistente. É importante atentar também para o tipo de tecido que esse produto foi confeccionado, escolha sempre os que “permitem” o pé transpirar.

Até um ano de vida, o principal motivo do sapato é para aquecer e proteger os pés da criança. Mas a partir dessa idade começam a dar os primeiros passos e a escolha do calçado pode fazer uma grande diferença!

Para os primeiros passos, você pode deixar seu bebê descalço ou então com uma meia antiderrapante. Essa é uma fase de conhecer a superfície que está pisando, por isso é importante deixar ele (a) sentir o chão, assim vai se sentir mais seguro quando estiver com um sapato nos pés.

Deixar a criança andar descalço estimula a movimentação dos dedos e o desenvolvimento muscular dos pés.

O bebê que está aprendendo a andar precisa de um sapato que acompanhe o movimento natural do pé, então, é fundamental que você escolha um modelo que tenha a sola super macia e de preferência, sem costuras internas. Os sapatos devem estar folgados o suficiente para movimentação dos dedos, mesmo quando a criança estiver com meia. Até os 18 meses, o pé aumenta metade do seu tamanho a cada três meses, portanto, mais importante que o material que o calçado é feito, o tamanho correto é indispensável.

Atente: Nada de sapatos apertados ou largos demais! O ideal é que exista um espaço de 1.5cm entre a ponta do sapato e os dedos da criança. Para não ter erro na escolha do tamanho prefira comprar sempre pela parte da manhã, a tendência é que ao final do dia os pés inchem devido à ação da gravidade, e isso pode determinar a compra de um sapato mais folgado.

Assim que seu pequeno começar a dar os primeiros passos, leve-o ao ortopedista, será ele quem fará uma avaliação correta sobre o tipo de pisada da criança, orientando o tipo certo de calçado a ser usado.



Sapato Gymboree

Sapato Bailarina Gymboree
Sapato Masculino Gymboree

Tênis Puma

3 comentários:

  1. Ane, você e seus posts ótimos!
    Adoro passar por aqui e ler tudo que escreve, é sempre muito útil e reúne em uma única matéria assuntos que as vezes precisamos procurar em diversos lugares para achar o que estamos procurando.
    Gostei desse especificamente, porque a Sté está entrando nessa fase e é TUDO DE BOM! :)

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal mesmo. E os sapatinhos então? Que fofura. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. ARRASOUUUUUUUUUUUU NO POST! AMEI AMEI AMEI DAI! PARABÉNS!!! O BLOG TÁ CADA DIA MELHOR! =)

    ResponderExcluir