terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Birras, o que fazer para controlar esse problema?

Nem sempre é fácil lidar com escândalos feitos por nossos bebês em público, mas diversos especialistas garantem que os pais que sabem dizer não e sustentam sua decisão podem ajudar seus pequenos a lidar de uma maneira mais fácil e tranqüila com as frustrações que a vida oferece. Dessa maneira você ajudá-lo a ser mais feliz.

A birra é uma maneira de a criança expressar o que quer ou que não quer, e mesmo que você ensine a forma mais adequada de comportamento, esse tipo de problema vai acontecer, não tem jeito, pois faz parte do desenvolvimento do seu filho.

O primeiro mandamento para lidar com a birra infantil é não se desesperar. Se você começa a gritar ou perde o controle, mostra à criança que seu comportamento é parecido com o dela, o que reforça ainda mais as atitudes do bebê. Nessa situação, seu filho percebe que conseguiu te tirar do sério e que em algum momento você irá ceder, principalmente se vocês estiverem em um lugar público. Sempre use um tom de voz firme e baixo ao dizer não.

Quando seu bebê tenta conseguir algo através de escândalos, a dica é que você não dê muita atenção e nem prolongue a bronca. Dessa maneira a criança vai entender que do jeito que está agindo não vai conseguir absolutamente nada. Outra dica é: não fique assistindo ao “show”, a menos que seu pequeno possa se machucar. Se a situação se encaixar no último caso, o ideal é conversar com calma e abraçar até que tudo fique mais calmo, e se for em local público, assim que tudo cessar, volte para casa. Depois de uma atitude assim a criança jamais pode ser recompensada com diversão ou presentes. Você precisa mostrar que a birra não levará a nada e que nada vai fazer você mudar de idéia.

Os pais precisam ser firmes, suportando choros e birras. Se você ceder a cada birra pode criar um problema ainda maior: não ensinar seu filho a lidar com frustrações, o que acaba levando à dificuldades de relacionamento e muitas vezes com poucos amigos.

Quando você aprende a lidar com as birras e entende o comportamento dos seus filhos, esse tipo de problema diminui. Depois de dois ou três casos, a criança aprende que a teimosia não leva a nada e então para de insistir. Se isso não acontecer, é porque a criança percebe que quando faz cena, consegue o que quer e sempre ganha a “luta” contra os pais.

Não faça ameaças ou castigue. Sempre que a crise passar, procure conversar e explicar o porquê a criança ouviu um “não”. Mostre quais as formas adequadas de comportamento, você precisa ser o exemplo para ele (a).




8 comentários:

  1. Nossa, esse é um problema complicado mesmo.. Acho que todos passamos por isso e muitas vezes não sabemos como fazer para resolver o problema! Há um tempo atrás quase enlouqueci com a Ana, mas ainda bem que não demorou muito para passar... espero que continue assim hehehe

    Parabéns pelo blog, sempre que posso dou uma passadinha aqui para ver o que tem de bom e ADORO!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. olha adorei as dicas
    mas ja tentei de tudo o meu chega a chorar duas horas sem parar!!!!!!!!!!! o q faço

    ResponderExcluir
  3. Realmente, as dicas são ótimas! As vezes ficamos tão perdidas que nada parece resolver... Ter calma nessa hora é muito importante! :)

    Cris, por xereta que sou, por que seu filho chora por duas horas sem parar? É que já tive esse problema com a Júlia e na época nada parecia resolver, até que aos poucos, com um pouco de regras que fui colocando em casa ela foi ficando mais calma... Quem sabe consigo te ajudar!

    ResponderExcluir
  4. Sou uma avó frustrada por morar longe dos meus 3 netos. Apesar de vê-los apenas 2 ou 3 vezes ao ano,( 15 dias em média de convivência cada vez) quando estamos juntos procuro sempre contribuir na educação impondo limites e dizendo não sempre que necessário.Acredito que dessa forma, serão adultos mais felizes.Eles são meus três grandes amores assim como meus três filhos também o são e não quero ser incluida na relação de avós que deseducam netos.

    ResponderExcluir
  5. Ai amei as dicas! sou mãe de gemeos, um menino e uma menina de 2 anos e meio, quando querem uma coisa, fazem birra os dois de uma só vez... aff eu procuro ser firme, mas o Pai acaba cedendo e isso tem nos causado muitos problemas...

    ResponderExcluir
  6. Cris,

    É uma situação complicada mesmo, hein? Chorar 2 horas sem parar deve te dar um desespero enorme... Normalmente qual o motivo de tanto choro? Assim podemos te ajudar de uma forma mais concreta...
    Você já tentou sentar e conversar depois que a "crise" passa? Porque as vezes é necessário esperar o choro passar e mostrar para a criança que nem sempre aquilo que ela deseja é o correto e vai fazer bem para ela... Converse com calma e bastante paciência cada vez que isso acontecer.. Dessa maneira, ele vai começar a entender aos poucos que o que está fazendo é errado e não faz bem para ninguém.

    ResponderExcluir
  7. Sandra,

    Em um dos artigos que nossa equipe leu antes de publicar esse post falava exatamente sobre o seu problema... Veja:

    "Entre em acordo com o pai. Os dois precisam ser coerentes e ter a mesma postura perante os acessos de birra"

    Muitas vezes quando os pais entram em contradição na hora do "não" a criança começa a achar que o que cedeu é bonzinho, o que acaba criando uma situação de "preferência".
    Converse com seu marido e mostre que se os dois manterem a mesma postura, a chance da birra acabar é muito maior.

    ResponderExcluir
  8. Gennteee.. to me sentindo uma pessoa normal agora hehehehe!!
    Achei que só eu tinha esse tipo de problema!!!

    Principalmente na hora de comer o Eduardo quase me enlouquece... birra em cima de birra e eu definitivamente não sei mais o que fazer!!

    Vou tentar usar a técnica de esperar acalmar para conversar e explicar o porque a alimentação é importante!

    Muito Obrigada pelas dicas Ane! :)

    Beijão!

    ResponderExcluir