segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O Espelho e o Bebê – Quando eles se reconhecem?


Quem não se comove ao se ver no espelho? Sinceramente, acredito que ninguém... Todos nós gostamos de nos observar e ver cada detalhe do nosso corpo, e claro, com os bebês não poderia ser diferente.... Eles adoram ver sua imagem, pois isso leva à um mundo repleto de descobertas.

O fascínio das crianças com relação ao espelho começa já nos primeiros meses de vida, é um encantamento único, de quem está se descobrindo aos poucos e tomando conta do mundo à sua volta.

Normalmente, os bebês começam a se identificar no espelho a partir do décimo mês, mas, é absolutamente normal que a criança se descubra até os 18 meses, e, caso isso não aconteça, é importante que você procure um especialista, pois muitas vezes, as crianças autistas não conseguem perceber que a imagem refletida são delas mesmas.

Muitos se perguntam se o bebê já se reconhece, pois sempre dão risada quando vêem a imagem refletida, mas até o quarto mês exploram o espelho como qualquer outro brinquedo e divertem-se com o reflexo que vêem. Nessa fase as crianças querem tocar para tentar pegar a figura que vê refletida, isso quando não tentam mordê-las.

O espelho também pode ajudar seu bebê a desenvolver a fala, pois ao brincar com esse objeto a criança produz som, sorri e faz gestos.

Após os 5 meses ele (a) já consegue reconhecer seu pais, pois olha para a imagem que vê refletida e para a pessoa que está ao lado para confirmar a informação. A partir daí começa o desenvolvimento visual da criança, pois ela percebe que consegue ver uma outra pessoa através dessa projeção.

Segundo especialistas, o primeiro espelho que a criança vê são os olhos da mãe, é o que explica a psicóloga Macia Regina Pedromonico: “O T, formato pelos olhos e nariz da mãe é a primeira coisa que a criança enxerga em seus dias iniciais fora da barriga (...) com essa visão do outro, o bebê vai tomando consciência de si mesmo. Daí a importância dessa amorosa troca de olhares entre mãe e filho”.

Esse é um excelente momento para você incentivar as descobertas, e algumas brincadeiras podem ajudar seu filho (a) a descobrir qual a função desse objeto tão misterioso. Você pode brincar de “Cadê? Achou!”, tirando o espelho da frente da criança e o colocando de volta, somente com a imagem dele (a). Esse ato é de extrema importância para que seu pequeno perceba que você não faz parte do reflexo que ele (a) está vendo e que a pessoa que está ali é ele (a) mesmo.

Essa é uma fase muito gostosa e divertida para todos, e você, pai, mãe, pode ajudar muito em mais esse desenvolvimento.

E seu pequeno? Já está nessa fase de descobertas? Compartilhe suas experiências com a gente aqui no blog!



6 comentários:

  1. Simplesmente ADOREI esse post! E confesso que tinha mtas duvidas a respeito do assunto. Meu bebe adora pegar o espelho e ficar olhando as coisas ao redor para ver se eh a mesma coisa que esta vendo kkkk mto engraçado

    Parabens pelo post lindona!

    ResponderExcluir
  2. Mto bom mesmo
    Meu Gui ja esta com 2 anos e adooooooooooooooora se olha no espelho, lembro quando ele era petitico que queria brigar com o espelho pq nao conseguia pegar a figura que estava ali, mto engraçado huahauh

    ResponderExcluir
  3. Oi Ane....
    Adorei o texto, e as dicas de brincaar tbm, meu bb ta na fase de se descobrir e eh muito gostoso! Uma deliciinha ver essa fofura se olhar no espelho e cair na gargalhada!

    ResponderExcluir
  4. Espelho + Criança é tudo de bom... Clarinha tem um hellokitty que eh show! Fico despreocupada pq dai nao corre o risco de se cortar e tudo mais... ela ama!
    Adorei o post, vc sempre criativa neh Ane... Ja indiquei seu blog para varias amigas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Adorei o Post...
    O Lukinha está com 7 meses adora se olhar no espelho e eu ficava me perguntando o que ele imagina, o que ele ve realmente, será que el se reconhece... e vc respondeu aqui.
    Parabéns e bjus nossos

    ResponderExcluir