segunda-feira, 1 de agosto de 2011

01/08 – Dia Mundial da Amamentação

Queridas Leitoras,

Em maio, ajudamos a divulgar aqui no blog a “Campanha Amamentar”, assunto que virou polêmica depois que uma mãe tentou amamentar seu filho em um evento e não conseguiu, pois informaram que tal ato não poderia ser praticado em público. Com isso, muitas mães se revoltaram e começaram a campanha “Mamaço Coletivo” no mundo virtual. Muitos blogs e redes sociais participaram desse “evento”, e claro, nós não poderíamos ficar fora dessa. Se você quiser ver a matéria completa sobre o tema, clique aqui.

O assunto hoje volta à nossa página principal, mas por um motivo diferente.

Hoje, dia 01/08/11, comemora-se o dia mundial da amamentação. Essa data foi criada para incentivar o exercício natural da amamentação e combater a desnutrição infantil, além, claro, de criar bancos de leite para ajudar as crianças que não podem ser amamentadas por suas mães.

Os benefícios do leite materno são inúmeros. Nos primeiros meses de vida, é o principal e mais nutritivo alimento que a criança pode receber, pois contém fósforo, cálcio, ferro, açúcar, água e muito mais. Garante boa formação óssea e contém todas as vitaminas necessárias para o desenvolvimento e crescimento do bebê, sem precisar de complementos. Os bebês que são amamentados não apresentam tanta cólica e possuem menores probabilidades de alergias, infecções respiratórias e gastrenterites.

Existe uma pesquisa que comprova que crianças que são amamentadas por suas mães possuem um desenvolvimento melhor e aumentam seu nível de inteligência. E o principal motivo é a troca de afetos que acontecem durante o ato de amamentar, pois além de nutrir seu filho (a), você cria laços de carinho, segurança e amor.

A UNICEF e OMS se uniram para incentivar as mães a amamentarem a criança até completar 6 Meses. Essas organizações afirmam que para que você tenha sucesso nessa etapa de desenvolvimento do seu filho e consiga alimentá-lo único e exclusivamente com o leite materno, é não oferecer outro tipo de alimento (chá, suco, outro tipo de leite, etc) nem fazer uso de mamadeiras durante esse período.

Se seu bebê ainda está nesses primeiros meses, não deixe de amamentar. Esse é o maior ato de amor que você pode ter por ele (a).

6 comentários:

  1. Lindo Post! E eu nem tinha ideia que tinha dia da amamentacao.. que legal, Ane! Vc sempre atualizada, hein?! Adorei! Vou divulgar. Bjks

    ResponderExcluir
  2. simplesmente A-D-O-R-E-I

    Lindas palavras, amiga! E sobre o mamaço coletivo, eu vi no dia que vc publicou... mto legal...!

    ResponderExcluir
  3. Muito importante mesmo amamentar... meu bb está com 9 meses e ainda amamento.. quero amamamentar o máximo que conseguir... se é pela saúde do meu filho, pq nao fazer um esforço?

    E hoje eh um otimo dia para divulgar a ideia, parabens, amiga

    ResponderExcluir
  4. Oi Ane!

    Amamentei até os 8 meses, com muito amor e carinho! Acho que foram os melhores meses da minha vida.. Claro, a gente acaba se privando de muitas coisas, principalmente de alimentos que gostamos de comer mas que sabemos que faz mal par o bb.. Só que vale muito a pena ver aquele rostinho feliz sem colicas, sem choro, só com alegria!

    Parabens pela iniciativa.. temos que divulgar essa ideia!

    Beijooss!

    ResponderExcluir
  5. Estou grávida e mal vejo a hora de conhecer o rostinho do meu baby.. quero amamentar o máximo que conseguir e manter uma dieta saudavel para que ele se sinta bem... e lendo as palavras da francieli, isso só me dá mais certeza de seguir esse caminho saudavel durante os meses de amamentacao.. :)
    Sempre entro aqui no seu blog para ver suas materias, e adoro tudo! Parabens

    ResponderExcluir
  6. adorei! otima iniciativa... parabens

    ResponderExcluir