sexta-feira, 15 de abril de 2011

Por uma vida mais saudável

Há tempos penso em preparar um post sobre esse assunto, mas, para mim, esse tema é desafiador. Muitas vezes tentamos as mais variadas formas e simplesmente não conseguimos fazer com que nossos filhos tenham uma alimentação saudável, e escrever sobre isso gera muita responsabilidade. Mas, nas últimas semanas tenho lido bastante sobre o assunto e gostaria de compartilhar com vocês algumas dicas sobre como tentar “convencer” seus pequenos a terem hábitos mais saudáveis.

Uma pesquisa apresentada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) confirma um dado assustador: As crianças estão consumindo cada vez mais refrigerante e alimentos “engordativos”. Sucos e alimentos saudáveis aparecem cada vez menos no cardápio infantil. Por quê?

A razão é simples: o acesso à comidas rápidas (e conseqüentemente menos saudáveis) está cada vez mais presente no nosso dia-a-dia... Cantinas escolares e redes fast food são os grandes vilões dessa realidade, afinal de contas esses alimentos, muitas vezes, parecem bem mais saborosos e atrativos que uma salada ou um suco de laranja.

Com todas essas “tentações” o que fazer para convencer seu filho (a) a praticar hábitos saudáveis?

O que precisamos ter em mente é que não existe mágica, esse é um trabalho gradativo e que exige muita paciência. Você deve usar a criatividade e aos poucos mudar o cardápio dentro de casa. Uma dica importante é: as crianças tendem a copiar as atitudes dos pais, portanto, se seu filho sentar à mesa e notar que você come com gosto frutas, saladas, ingere suco no lugar de refrigerante, a chance dele (a) se interessar por esse tipo de alimento é grande.

Toda criança precisa de estímulos e disciplina na hora de comer, então que tal dar uma “alegrada” nesse momento que muitas vezes parece uma guerra? Confira as dicas abaixo:


Arroz, Cenoura, Manga, Couve-Flor, Ovo



Arroz, Carne, Batata, Couve-Flor, Tomate, Ovo




Arroz, Feijão, Ovo, Alface, Batata, Presunto, Carne, Cenoura




Arroz Integral, Arroz Branco, Azeitona, Ovo, Couve-Flor, Alface

Assim como os adultos, as crianças também sentem falta de guloseimas e refrigerantes, e sabemos que se consumidos sem exagero, não faz mal à ninguém. Então, estabeleça limites e não proíba o consumo desse tipo de alimento. Converse com seu filho (a) e estipule dias na semana em que ele possa comer doces e beber refrigerante, e aos poucos diminua essa freqüência, autorizando esse hábito somente nos fins de semana.

Outra dica interessante é: prefira preparar uma lancheira a dar dinheiro para seu pequeno comer na escola. Lembre-se: a cantina é cheia de frituras e tentações. De nada adianta fazer um trabalho excepcional em casa e quando chegar na escola ele (a) percorrer caminho inverso. Leia mais sobre esse assunto aqui.

E você, tem problemas com a alimentação do seu filho (a)? Já tentou de tudo e não resolve? Venha compartilhar suas experiências com a gente aqui no blog!!




6 comentários:

  1. Dai, querida!

    Maria Luiza passou por uma fase que meu Deus, não sabia mais o que fazer, estava dificil viu! Não queria comer nada, só doce, doce e mais doce, impressionante... Fiquei quase louca e nao sabia mais o que fazer!

    Passou um tempo assim e dai pensei em fazer trocas com ela.. se ela comessee pelo menos um pouquinho do salgado, eu dava o tal doce, mas caso contrario, nada feito...

    Aos poucos foi melhorando, hoje ela ainda anda manhosa para comer, mas está melhor que uns meses atras...

    Gostei do post, idéias ótimas!
    Parabens!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Sou nova por aqui! Descobri voces por uma pesquisa que fiz no google sobre alimentaçao, quase morro quando preciso dar salada para meus filhos, parece uma guerra aqui em casa e que todo mundo ta indo para a forca kkkk

    Vou tentar fazer esses pratos diferentes, sei que nao vai sair assim tao perfeitos rsrs mas vou tentar, quem sabe assim consigo melhorar a alimentacao das criancas por aqui!

    ResponderExcluir
  3. Que delícia de post ! Adorei! Acredito que com pratos lindos assim, não tem criança que não coma ( inclusive os vegetais, que é o dasafio maior)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Realmente... com esses pratos todos decorados acho difícil a criança nao querer comer..

    Aqui em casa a gente passou por esse problema mas graças a Deus ja esta tudo resolvido, as Livia e Eduardo comem como dois anjinhos agora huahuhauhua
    Mas passamos meses com esse caos rondando.... O que ajudou foi mostrar que papai e mamae tbm comem comidas "normais" e como eles sempre dizem que querem ser como a gente, falavamos que entao precisavam comer como a gente hauhauhaua

    Não tinha pensado na ideia da lancheira Ane, mas a partir de segunda os dois vao levar comidinha saudavel para o recreio.

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Ane, querida!

    Eu tentei essa tatica de decorar os pratos, funcionou legal aqui, e depois a Fer queria até me ajudar a preparar... cada dia inventamos uma coisa diferente... tem que rebolar pra ver essa pituchinha comer heheeh

    Adorei o posst, como sempre...

    bjo

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o blog agora vamos tentar botar em prática !

    ResponderExcluir