segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Sintomas de Gripe e Resfriado – Como evitar que o problema aumente?

Seu bebê amanheceu com os olhinhos vermelhos, tossindo e com sinais de nariz entupido? Cuidado, há grandes chances de seu pequeno estar no início de uma gripe ou resfriado.

Até os 5 anos, algumas crianças podem ter de seis a dez infecções desse tipo durante o ano, e se seu bebê freqüenta escolinha ou creche, essa chance cresce em até 3 vezes. Infelizmente esse tipo de infecção é transmitido de pessoa para pessoa através das conhecidas secreções respiratórias, ou seja, tosse, coriza e espirros, por isso é muito importante que se seu filho (a) está com algum desses sintomas, evite levá-lo à escolinha/creche, pois pode transmitir para outras crianças.

A gripe é acompanhada de febre, congestão nazal, coriza, dor muscular e na garganta. Os sintomas do resfriado são bem parecidos, porém, com menos intensidade e dura menos dias, raramente uma criança com resfriado tem febre. A gripe apresenta maior risco de complicação, por isso é muito importante cortar os sintomas nos primeiros dias.

Muitos bebês ficam incomodados quando estão passando por esses dias, pois o nariz trancado os irrita, já que durante os primeiros meses de vida eles ainda não aprenderam a respirar pela boca e muito menos assoar o nariz. O indicado para diminuir essa irritação é limpar sempre o narizinho com soro fisiológico e dar bastante liquido à criança (suco, água, todo tipo de liquido é muito bem vindo), essas medidas podem auxiliar a eliminar as secreções.

Mas como saber se seu bebê tem febre se muitas vezes por ele estar irritado não te deixa medir a temperatura? Nesse caso nossa equipe indica uma chupeta com termômetro, que muitas vezes a criança aceita numa boa e você consegue saber se é necessário entrar com uma medicação um pouco mais forte, normalmente um antitérmico indicado por seu pediatra.

Fique atenta! Alguns remédios são contra indicados, como é o caso de xarope expectorante e descongestionantes.


Chupeta com Termômetro

É muito importante também manter o ambiente sempre arejado e limpo, isso facilita a respiração. Você pode optar em dar mais refeições durante o dia com menos quantidade, isso pode evitar náusea.

Toda vez que a criança entra em contato com o mesmo vírus, ela fica mais resistente e os sintomas ficam cada vez mais leves e em algumas vezes até inexistentes. Mas como os tipos de vírus são dos mais variados, até que o organismo do seu bebê crie uma defesa, as gripes e resfriados podem ser freqüentes.

Não podemos generalizar, mas na maioria dos casos as gripes e os resfriados começam logo após o início do desmame, pois com o leite materno a mãe transmite ao bebê anticorpos que o protege desse tipo de infecção.

Difícil passar uma receita para evitar esse problema, o melhor mesmo é prevenir com uma boa alimentação diária, evitar o contato com pessoas doentes e manter a criança sempre em ambientes limpos e bem arejados. Dessa maneira, certamente dificultará o contágio!

2 comentários:

  1. DAI Querida... Seu Blog informativo está um SHOWWWW!! PARABÉNS! Aproveito também para aprender! Rsrs!
    Beijosss Amada!
    SUCESSOOOOOOO SEMPRE!

    Rê e Felipe.

    ResponderExcluir
  2. Adorei as informações e também a chupeta. Parabéns novamente.

    ResponderExcluir