segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Cuidados Pós Parto

O período após o parto é conhecido como Puerpério, resguardo ou pós parto. Essa etapa inicia após a dequitação, ou seja, a saída da placenta e dura, em média, 6 a 8 semanas e só acaba com o retorno da menstruação. Esse tempo varia muito de mulher para mulher, podendo levar até 6 meses para terminar.

Esse é um período de mudanças físicas, psicológicas e psíquicas, costuma-se dizer que em “nenhuma outra fase da vida mudanças tão grandes ocorrem na vida de uma mulher num período tão curto de tempo”. Todos os órgãos começam a se recuperar de todas as alterações sofridas durante a gestação, principalmente os genitais. O útero é a primeira mudança que pode ser observada logo após o parto, podem acontecer contrações, isso é absolutamente normal, pois o útero se contrai para poder se prevenir contra hemorragia e voltar ao seu tamanho inicial (como era antes de você ficar grávida). Até o final do primeiro mês, diminuindo cerca de um centímetro por dia, seu útero já deve estar no seu tamanho original.

É provável que seus seios doam logo após o nascimento do seu bebê, independente de você já ter amamentado ou não, isso acontece porque seu corpo está se preparando para começar alimentar seu bebê, para melhorar essas dores comece a amamentar o quanto antes e com freqüência.

Com o parto normal é possível andar e comer logo após dar a luz, só tome cuidado ao levantar sozinha, pois você perdeu muito sangue e pode ser que sua pressão caia. Já no parto cesária você deve permanecer na cama, pois acaba de passar por um procedimento cirúrgico, mas não se preocupe, não precisa ficar assim por muito tempo, aliás, isso não é bom, pois se ficar nessa posição por muito tempo corre o risco de ter trombose pós parto. A recomendação é que você se levante com auxílio da enfermagem 12 horas após o parto.

Um corrimento vaginal, conhecido como lóquios, que se parece muito com menstruação deve ocorrer por cerca de 20 a 30 dias, inicialmente será bem vermelho e após o passar dos dias vai clareando até ficar praticamente transparente. Se dentro desse prazo o corrimento não cessar, tiver mau cheiro, coágulo, ou qualquer outro sintoma que não está dentro dos padrões, melhor procurar um médico, pois pode ser início de uma infecção.

Aproveite para curtir cada segundo ao lado do seu bebê e da nova família que você acabou de construir!


Um comentário: