terça-feira, 16 de novembro de 2010

Levar ou não levar lancheira para a escola?

Longe do “controle” dos pais, o que mais se oferece nas cantinas escolares são frituras, refrigerantes, balas e chocolates. Tudo aquilo que se evita em casa, está muito próximo do seu filho na escola, mas se vale um conselho, não adianta proibir, pois se a criança gosta, uma hora ou outra vai comer aquilo que deseja. O ideal é incentivar a criar hábitos saudáveis, assim será mais fácil aceitar que uma fruta pode ser melhor que uma fritura.

Além de sair caro, depender da cantina não é nada saudável. Em função disso, muitos pais optam por não dar mais dinheiro para a hora do intervalo, e sim, levar uma lancheira com alimentos saudáveis e tão saborosos quanto aos que se encontram por lá.

Mas então se o melhor é levar lancheira, o que deve ser colocado lá dentro?

O ideal é ter uma espécie de cardápio, ou seja, alimentos certos para cada dia da semana. Assim seu filho (a) não enjoa e você consegue manter uma alimentação com todas as vitaminas e nutrientes necessários para o bom crescimento e melhor desempenho do seu pequeno nas aulas.

Coloque sempre uma fruta, um sanduíche e uma bebida (sugerimos suco natural ou alguma bebida a base de soja). Se desejar, coloque também uma sobremesa, mas não todo dia. Prefira colocar alimentos que seu filho (a) goste, dessa maneira, você o incentivará a comer o lanche de casa a comprar algo na cantina.

Você pode optar também por biscoitos caseiros, iogurte com granola, espetinhos de frutas, barrinha de ceral e muito mais! Se o suco for natural, feito em casa, prefira colocar em uma garrafinha térmica. Lembre-se: é importante colocar na lancheira alimentos que podem se manter em temperatura ambiente por algumas horas.

Evite alimentos gordurosos ou muito calóricos, como por exemplo: bolacha recheada, salgadinhos, refrigerantes, doces, etc.

Se seu filho está acostumado a comer na escola todo dia, o ideal é começar essa mudança de forma gradativa. Um exemplo clássico é se ele (a) está habituado a tomar refrigerante todo dia, sugira diminuir essa dose para 3 vezes por semana, depois para 2 e então conseguir chegar no acordo de refrigerante somente no domingo. Você pode fazer a mesma coisa com os alimentos, assim você conseguirá, aos poucos, diminuir frituras, doces e todos as “tentações” que estão na cantina escolar!!




2 comentários: