segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Vacina Anti-Rábica

Queridas Leitoras, Queridos Leitores,

Após vivenciar uma situação de mordida de cachorro em minha sobrinha nesse fim de semana, resolvi montar um post sobre a vacina anti-rábica e os cuidados que precisamos tomar quando nossas crianças são mordidas por animais.

O motivo dessa matéria vai além da mordida que ela levou, mas, principalmente porque esse é um assunto pouco publicado na Internet, e quando vivenciamos momentos assim um dos primeiros passos é entrar em sites de busca e procurar maiores informações, tais como: primeiros socorros, necessidade ou não tomar vacina e muito mais... E foi exatamente nesse momento que percebi que pouquíssimas pessoas falam sobre o tema e que infelizmente não temos muitas informações a respeito da raiva animal.

Provavelmente, o assunto ficou “esquecido” pelo fato da doença ser cada vez mais rara no Brasil, mas, independente disso, precisamos tratar da forma mais cuidadosa possível, pois estamos falando de uma doença fatal, onde todo cuidado é pouco.

A maioria das crianças adora animais de estimação, e muitas vezes acabam brincando com os cachorros e gatos que encontram em lugares públicos, e é exatamente nesse momento que você precisa ter o dobro de cuidado, afinal de contas, é quase impossível ter certeza que esse animal tomou todas as vacinas necessárias e que seus donos cuidam dele da forma correta.

Se, infelizmente, seu filho (a) levar um arranhão mais forte ou até mesmo uma mordida, procure anotar o telefone dos responsáveis para poder acompanhar o comportamento do animal pelos próximos 10 (dez) dias. Depois disso, é de extrema importância que você lave o ferimento com água e sabão, e em caso de mordida ou arranhão forte, procure o posto de saúde mais próximo para solicitar a vacina anti-rábica.

O tratamento vai depender da gravidade da ferida e do animal responsável pelo acidente. Alguns estudos afirmam que caso seu filho tenha sido mordido ou arranhado por um animal doméstico, conhecido e que você tenha a chance de acompanhar pelos 10 dias, o tratamento para prevenir a raiva provavelmente poderá ser dispensado. Mas se o animal for de rua ou desconhecido, é de total importância que você procure ajuda imediatamente.

O tratamento para evitar a raiva é gratuito e é feito com uma série de injeções – em crianças menores de 2 anos, a vacina pode ser tomada na perna.

A raiva animal é transmitida através da saliva, que possui vários tipos de bactérias e vírus. No caso de uma ferida maior é aconselhável que você procure um médico para verificar se é necessário tomar antibiótico para evitar possíveis infecções.

Quando o ferimento for bem superficial e você preferir tratar em casa pelos próximos dias, é interessante dar uma atenção especial, e se apresentar sintomas de infecção (aumento do inchaço, vermelhidão, sensibilidade na área machucada, presença de pus, febre acima de 37,7, linhas vermelhas em torno da ferida ou sensação de quentura), procure um médico.

Além da raiva, mordidas de animas podem transmitir tétano, mas não se preocupe, essa vacina já está incluída no calendário nacional de imunização, que é dada aos 2, 4 e 6 Meses, e duas doses de reforço dadas aos 15 e 18 meses e novamente entre os 4 e 6 anos, portanto, é bem provável que seu filho já esteja protegido. Para acessar a tabela básica de vacinação infantil, clique aqui.

Dói o coração só em pensar nas doses de vacinas que seu filho terá que tomar para estar 100% protegido da raiva, mas é melhor vermos chorar por alguns instantes e proporcionar uma linda vida saudável pela frente.

E você, já passou por alguma situação como essa exposta acima? Compartilhe suas experiências com a gente, é sempre um prazer recebê-las aqui no blog!

Com Carinho,

Ane



29 comentários:

  1. Nossa Ane! Tadinha da sua sobrinha. Foi forte a mordida?
    Graças a Deus aqui em casa nunca passamos por isso, pq acho que se acontecer eu fico pirada kkkk sou a mais neurótica amiga, vc nao imagina! Pelo menos agora sei como agir se acontecer alguma coisa neh?
    Espero que sua sobrinha fique bem logo. Parabens pela materia, e realemnte, foi a primeira vez que vi alguem falando sobre isso.

    ResponderExcluir
  2. Pecado gente! Machucou muito? Espero que esteja tudo bem com ela fofa! Melhoras, viu?

    ResponderExcluir
  3. mordida de cachorro eh sempre um susto mesmo, e na hora precisamos de mta calma para poder agir da maneira correta.
    Mto legal esse seu post ane, super informativo, nunca tinha visto um assim antes, e olha que ja procurei pq uma vez o Bruno foi mordido tbm e eu fiquei perdida sem informaçoes na internet, só tinha achado dados tecnicos, do que a vacina era composta, etc. parabens

    sua sobrinha esta melhor?

    ResponderExcluir
  4. tadinha, qnts anos ela tem?
    e pior que além de doida essa vacina arde...
    Mehoras para ela, amiga

    ResponderExcluir
  5. Coitada da Laurinha. E o pior é que nao sabemos qual dói mais, se a mordida ou a vacina.
    Parabéns pelo assunto abordado.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Dai do céu, me explica direito esse negócio da Laura!!!!!!!! Ela tá bem? Tomou a vacina?
    Tadinha... e ontem ainda era aniversario dela, nao era?
    Me escreve. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Amores,

    Obrigada pela preocupação de todas, a Laura está bem. Já tomou a primeira dose da vacina, a primeira de 5, tadinha...
    O duro é que a próxima já é nessa quarta-feira, depois de amanhã, e a terceira no domingo, daí só daqui 15 dias e a última daqui 30 dias.

    Chorou um pouquinho devido a picadinha mas logo em seguida já estava toda feliz novamente, e pronta para cantar o parabéns de aniversário.

    Obrigada, de coração!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela matéria Dai. Realmente nesta hora não sabia como agir. Obrigada pelo auxílio tia Dai!
    Bjos da Lu e da Laura.

    ResponderExcluir
  9. Acabo de chegar de viagem da Bahia e meu filho de apenas 2 anos foi mordido por um macaco mico. Liguei para o pediatra que me informou que deveria levá-lo para vacinar contra raiva. Depois fui informada de que ele também deveria tomar o soro anti-rábico, por ser menor de 10 anos. Foi uma correria nos hospitais da região de Salvador, pois ninguém tinha o soro homólogo, que não dá reação em crianças. Depois de muito procurar, encontramos o soro ideal e a vacina em um hospital em Salvador. A aplicação do soro doeu mais em mim, que ja sabia o quanto era dolorido. Voltei para São Paulo sabendo que ele teria que tomar mais quatro doses da vacina, completando o ciclo de 5 doses em 28 dias. Hoje fui ao instituto Pasteur vaciná-lo, mas ainda tenho algumas dúvidas que não me foram esclarecidas como: reações causadas pela vacina, irritabilidade e coceira, se ele está realmente protegido em relação a doença ou ainda corre riscos. Me solidarizo com a Ane, pois também não achei muita coisa na Internet e a falta de informação é o que torna esse momento mais estressante emocionalmente. Se alguém souber esclarecer alguma de minhas dúvidas, ficarei muito grata! Abraços Carolina

    ResponderExcluir
  10. Olá Carolina!

    Nossa, que susto, hein?!
    Em qual dose da vacina ele já está?
    Vou entrar em contato de algum de nossos parceiros para ver se eles podem te ajudar com as dúvidas... Poderia, por gentileza, me enviar um e-mail para: contato@anekids.com.br - assim nossa comunicação fica mais fácil!

    Um grande beijo,
    Ane

    ResponderExcluir
  11. OI CAROLINA! Hoje fui mordido por um cão que meu filho encontou na rua e ainda não havia sido vacinado. A mordida foi superficial, mas sangrou. Lavei com água e sabão e deixei o cão preso para observar seu comportamento. Procurei tomar a vacina na UPA de Irajá, onde moro e fui informado que só conseguiria num posto de saude, como hoje é domingo, o posto não funciona, deixei para tomar no dia seguinte, assim que o posto abrir. Estou na dúvida se teria que ser no mesmo dia a vacina anti rábica. Abraços. Paulo Fernando.

    ResponderExcluir
  12. Olá, estou lendo muitas coisas ate agora...MInha filha foi mordida pelo nosso cão de estimação na boca.O ferimento ficou feio tanto q rasgou o labio dela e também provocou um hematoma vermelho e com manchas amareladas. Ela não me disse q foi o cachorro, pois não estava por perto...falou q bateu numa mesa..e acreditei. Só de madrugada ela resolveu me contar.Desesperada fui ao hospital pela manhã do dia seguinte e ela tomou a primeira dose da vacina e tbm recebi um antibiotico...a segunda ja é amanhã,mas como li mtos artigos, fiquei preocupada por saber q essa vacina tem reaçoes, e por ela ser uma criança isso me deixa apavorada. Ouve alguma coisa parecida com sua sobrinha nesse sentido? Grata!!

    ResponderExcluir
  13. ola bom dia, meu filho foi arranhado pelo meu cachorro que é filhote tres vezes superficialmente lavei bem a ferida com agua e sabao e estou observando-a nao teve nenhum sinal de infecçao nao deu febre. mais eu nao o levei ao medico, posso leva-lo ao medico hj tem 5 diad hj q o cachorro o arranhou superficialmente. o cachorro nao apresenta sintomas nenhum e nao tem contado com outros cachorros de rua pois so vive no quintal de casa

    ResponderExcluir
  14. obrigada pela informação foi muito importante para mim meu marido foi mordido por um çao mas não tomou a injcâo estou apavorada bj

    ResponderExcluir
  15. Boa noite, minha filha de 14 anos foi mordida ou arranhada no rosto, pela nossa cachorrinha de estimação, saiu um pouquinho de sangue, mas logo parou. A cachorrinha tem uns 4 anos aproximadamente e tem todas suas vacinas em dia, devo me preocupar em dar a vacina assim mesmo? Obrigado.

    ResponderExcluir
  16. Por favor Ane me ajuda,estou muito nervosa e preocupada...
    Dia 08\08\13 um cachorro mordeu minha coxa,graças a deus foi uma mordida pequena e n enflamou.Mais a dona n deixou eu ver o cachorro nos 10 dias,ai no dia 16\08 depois de 8 dias da mordida tomei a vacina anti rabica,e hoje dia 19\08 tomei a segunda dose,falta mais 3.Mais a minha preocupaçao é que tomei a primeira dose da vacina 8 dias depois da mordida,e se o cachorro estiver com raiva posso pegar.Grata.

    ResponderExcluir
  17. Fui mordida por um gato de rua, e não sabia que o procedimento seria tão serio assim. Moro em Goiânia, e o ultimo caso de raiva foi em Brasilia, portanto a minha região está em alerta. Como a perfuração foi profunda, tive que ficar internada em observação, tomando soro e medicação. Só no dia foram 6 injeções, uma delas(na região da barriga). Sendo assim ainda tem 5 doses da vacina anti-rábica, a quais estou tomando ainda. Então, se você foi mordido por um gato ou cachorro de rua, lave o ferimento com água e sabão e procure um posto de saúde.

    ResponderExcluir
  18. Olá Queria saber tipo fui mordido por um cachorro de rua n sei de quem e nem onde ele ta ai no mesmo dia fui no hospital e comecei a toma a vacina ja tomei 2 quero saber se quando eu termina de toma todas as 5 esto protegido da raiva e se pode ter relaços sexual em quanto tomo as vacinas espero resposta principal mente se quando termina as 5 vacinas esto protegido da raiva

    ResponderExcluir
  19. Hoje meu filho teve um acidente com o labrador da minha mae ele e docil e nao sabemos ao certo se ele somente arranhou ou mordeu esta com o rosto todo arranhado e deu um corte superficial que foi dado um ponto falso.Tomou a primeira dose da vacina pois o centro epdemiologico receitou duas doses ele ainda ta bem assustado e eu mais ainda mas poderia ter sido pior e realmente pude constatar qie mordidas e arranhoes causados por animais e mais serio do imaginamos.Entao se acontecer com alguem procure imediatamente um hospital mais proximo
    simone

    ResponderExcluir
  20. OLÁ BOM DIA! Minha filha de 3 anos foi aranhada por um gato desconhecido que ninguém diz ser o dono, estávamos de ferias em Imbassai Bahia, mas foi bem superficial e nem sangrou, falei com a medica dela que diz que vai vela na sexta feira dia 10-01-14 devo me preocupar pois foi bem superficial mesmo ?grazyfernandes19@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Oi nossa estou desesperada minha filha foi mordida por um cachorro desses de chácara que a dona diz que cuida mas está na cara que não cuida. Ele avançou nela e ficou marcas no joelho dela tipo arranhada mas uns furinhos tbm como se fossem dentes. Ela só tem 3 anos, na hora passamos álcool. E nos dias seguintes baixou o arranhado, mas ainda está marca de que ali houve um machucadinho. Isso foi no domingo, hoje é quarta eu devo levá-la no posto para tomar qual vacina?

    ResponderExcluir
  22. Gente eu fui mordido por um gatinho filhote aki em casa, ele veio da rua e nao vi mais ele depois. Fui no posto e tomei a primeira dose mas perdi a segunda. Quando cheguei no postinho a mulher falou que nao tinha problema e que nao tinha risco de eu adquirir raiva e me deu ja a 3 dose (pulou a segunda). disse que eu preciso voltar la pra tomar as outras. Eu estou com muito medo, o vizinho disse que viu esse gato (11 dias já) ontem, perto de uma barraquinha de hot dog na esquina aki. Estava com dor de cabeça ontem, e agora estou com tremedeira e dor na nuca. Gente me ajudem fhenriquemuniz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. vilson meu filho hoje foi mordido por cachorro desconhecido sem ter como poder observar o cao levei ele ao hospital a medica aplicou nele o soro homologo 2ml(33 ui)berirab p,e tambem 1 vacina anti rabica e ele tewra que tomar mas 4 doses de vacina ele tem dez anos gostaria de saber se este soro que ele tomou e perigoso e quais os riscos me respondandao vilsonv22@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. POR FAVOR ME AJUDE!!!
    Fui mordido por uma gata de rua, ela me mordeu na mão, mas ai tomei a vacina dia 31/10 e a segunda dose 03/11.
    Fui mordido novamente pelo meu gato que anda muito na rua dia 19, ainda preciso tomar a vacina?


    Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
  25. Fui mordida por um gato de rua, aí o médico me indicou tomar 5 doses da vacina pq após o acontecido o gato desapareceu. Tomei a primeira dose dia 18, quais os dias q irei tomar as outras 4 doses?

    ResponderExcluir
  26. Oi. Fui mordida por minha gatinha, que estava desaparecida a um mês. Quando a vi novamente fiquei tão feliz que pizei em sua para, e imediatamente ela me mordeu pra se defender. Foram três furadas profundas, sangrei muito. Lavei com álcool. Mais no hospital não tem a vacina. E no local que tem, só vai me atender três dias depois. Porque e domingo e na segunda e feriado. Posso esperar tanto tempo. Obrigado

    ResponderExcluir
  27. Um gato me mordeu..devo ir tomar vaçina??

    ResponderExcluir
  28. Olá, hoje dia 11/08/18 minha filha de 4 anos estava brincando com o nosso cachorrinho e nessa brincadeira acabou mordendo e fez dois machucadinhos super pequenos que até parece dois pontinhos e saiu um pouco de sangue nos dois, ele está com quase 5 meses e ainda não tomou a vacina contra raiva; devo levar ela no médico?

    ResponderExcluir