sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Postura Infantil

Queridas Leitoras e Amigas,

Como algumas de vocês já sabem, abrimos um espaço aqui no blog para especialistas das mais variadas áreas nos ajudarem em todos os assuntos referentes ao dia-a-dia das nossas crianças.

Hoje, o assunto é postura infantil com a fisioterapeuta e especialista em Pilates e RPG, Luciane Dalmolin Garcia. Confiram:

“Grande parte da população sofre de alterações posturais que podem gerar dores e tensões musculares. A maioria dessas alterações inicia-se na infância e adolescência, quando o esqueleto ainda está em fase de formação.

Por esse motivo, a postura infantil deve ser cuidadosamente observada pelos pais e professores, afinal de contas as crianças passam boa parte do tempo nas escolas e permanecem na postura sentada quase todo o tempo (normalmente de 4 a 5 horas diárias). Essa postura, quando inadequada, pode ser muito nociva, provocando posições anormais de estruturas anatômicas que ainda estão em fase de desenvolvimento.

Mas, muito além da postura adotada durante as aulas, ainda deve-se levar em consideração algumas atividades extra-classe das crianças: assistir TV no sofá ou na cama, jogos de vídeo-game e computadores são exemplos clássicos das principais atividades estáticas que se não observada a postura, podem ser extremamente prejudiciais.

Então, qual seria a posição correta para evitar que seu filho (a) tenha problemas no futuro?

Quando sentados, a postural ideal é aquela em que o peso corporal está sobre os ísquios (pelve), a coluna apoiada no encosto da cadeira, formando um ângulo de 90 graus – aproximadamente entre coxa e perna – os pés apoiados no chão e os ombros relaxados. No caso do uso da carteira em sala de aula, deve-se observar que o pescoço não flexione mais que 30 graus durante e execução de tarefas. Deve-se ainda evitar torções na coluna, como a que ocorre quando se senta em cima de uma das pernas.

Para as aulas, recomenda-se que a mochila não ultrapasse 10% do peso total do aluno.

Outra dica muito importante é evitar nessa fase do desenvolvimento, o uso de saltos em sapatos ou solados pouco flexíveis – o uso de salto pode facilitar o aumento da curvatura lombar, ocasionando hiperlordose.

Os pais devem ficar atentos à algumas alterações:

1) Flexão excessiva da coluna dorsal (corcunda);

2) Abdômen protuso formando um “buraco” na coluna lombar;

3) Desnível de ombros ou ombros muito rodados para frente.

Essas características podem demonstrar alguma alteração postural existente, portanto, mesmo que a criança não relate dores é importante o tratamento postural precoce para que essas deformidades não progridam. Dependendo da fase em que se encontra a criança, o tratamento geralmente tem ótimo prognóstico.

O ideal é que os pais estimulem bons hábitos posturais e a prática de exercícios físicos desde cedo, o que ocasiona o desenvolvimento musculoesquelético e evita a formação de algumas alterações posturais e suas conseqüentes dores tensionais.

A conseqüência disso tudo é formarmos adultos mais conscientes e com maior qualidade de vida”.

Luciane Dalmolin Garcia – Fisioterapeuta

Crefito: 62784-F

luciane.dalmolim@gmail.com

Clínica de Fisioterapia Batel – Curitiba-PR – (41) 3342.4034

4 comentários:

  1. Adorei o Post ane! Parabens pela iniciativa de abrir esse espaço para especialistas, mto interessante. e para bens a fisioterapeuta, mto boa a materia, adorei!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, computador acaba mesmo com a postura das criancas, fico quase louca aqui em casa quando eu vejo a Bruna sentana na frente do computador parecendo uma curva, e pior que corrigo e 2min depois ela já está toda torta novamente... nao sei mais o que fazer...

    ResponderExcluir
  3. ADOREI! Matéria muito bem feita... por isso que adoro seu blog ane, muito informativo e cheio de coisas boas paras as mamaes de primeira, segunda, terceira, quarta viagem hehehe parabens

    beijinhos linda

    ResponderExcluir
  4. Muito bom mesmo ! Parabéns a Anekids e também a Luciana.

    ResponderExcluir