terça-feira, 17 de maio de 2011

Campanha Amamentar: Compartilhe essa idéia


Na última semana o assunto virou polêmica e ganhou destaque em diversos momentos. Campanhas em redes sociais à favor da amamentação mobilizou muitas mamães. Como somos totalmente à favor do tema, não poderíamos, de forma alguma, ficar fora dessa.

É cientificamente provado que o leite materno é um dos melhores alimentos que o bebê pode receber, é cheio de vitaminas, proteínas, minerais e demais substâncias necessárias para o bom desenvolvimento do seu pequeno. Pesquisas afirmam que esse alimento é capaz de prevenir distúrbios respiratórios, infecções, problemas intestinais e muitos outros.

Os benefícios oferecidos pelo leite materno são incontáveis. É o único alimento capaz de oferecer todos os nutrientes na quantidade exata para o desenvolvimento e crescimento do bebê. Além disso, o ato de sugar é de extrema importância para a formação da dentição, fala, respiração e desenvolvimento da face da criança. A amamentação também garante segurança para a mamãe, prevenindo contra anemia, câncer de mama e diabetes, além de contribuir para perder peso que ganhou durante a gestação.

Além da saúde, a amamentação aumenta e muito o vínculo entre mãe e filho.

Segundo um estudo da Organização Mundial da Saúde, a “amamentação exclusiva até os 6 meses reduz a mortalidade infantil em até 1/5 nos países em desenvolvimento” e mais, afirmam que quanto mais tempo a mãe amamenta seu filho, menor a chance dele ser obeso quando estiver na fase adulta.

Até os seis meses, seu bebê precisa somente do leite materno, depois disso, é importante e necessário que você ofereça outros alimentos e continue amamentando, mantendo esse hábito, se possível, até os 2 anos ou mais. A inclusão de novos alimentos é conhecida como Alimentação Complementar e não Alimentação de Desmame.

Essa alteração na rotina do bebê deve acontecer porque a partir desse momento seu filho (a) já está apto para conhecer alimentos sólidos e o sistema digestivo já está mais amadurecido. Esses outros alimentos vêm com a proposta de complementar as necessidades energéticas e nutricionais que somente o leite materno não é capaz de suprir. Lembre-se: O objetivo é somar e/ou acrescentar, jamais substituir a amamentação.

E você, ainda amamenta seu pequeno (a)? Se já parou, até quanto tempo amamentou? Compartilhe suas experiências com a gente aqui no blog! Ficamos sempre muito felizes e satisfeitos com os comentários de todas vocês.

11 comentários:

  1. É verdade mesmo...

    Essa semana foi bastante comentado a questão de amamentação... Uma moça que teve que tirar a foto do facebook amamentando, não foi?

    Engraçado que no carnaval todo mundo pode sair mostrando o seio, agora para dar alimento para o próprio filho é pq está indo contra as condutas da rede social... Me poupe, né????

    Achei um absurdo aquilo, e acho que todas nós temos que nos manifestar com relação à isso...

    Adorei o post.. vc como sempre, arrasando no que escreve!

    Beijo linda

    ResponderExcluir
  2. Foi isso mesmo Clara... depois que essa mae teve que tirara a foto a confusao comecou.. ela comecou uma blogagem coletiva e todas as maes comecaram a colocar foto amamentando em seus blogs, facebook, orkut e tudo quanto eh tipo de rede social kkkk

    Tbm acho um absurdo vc nao poder amamentar seu filho em lugares publicos.. tem lugar que pedem pra gente se retirar e ir ate a enfermaria...

    ResponderExcluir
  3. Lindo Post Ane!!!

    Amamentar eh muito importante mesmo... Julinha foi até quase 2 anos... e posso garantir.. vale MUITO a pena... depois que tirei, a imunidade parece que foi lá emabaixo.. incrivel como temos super poderes rsrsrs!

    ResponderExcluir
  4. Isso mesmo meninas!

    O protesto começou no início da semana passada, quando uma mãe colocou uma foto amamentando seu filho no facebook. A manutenção da rede social entrou em contato e solicitou que a foto fosse retirada do álbum.

    Depois disso a mãe começou uma campanha em blogs, orkuts, e demais redes sociais... Muitas pessoas aderiram à idéia.

    A campanha tomou mais força depois que uma mãe foi impedida de amamentar o seu bebê numa galeria de exposições do Itáu Cultural, em São Paulo.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi Ane!

    Ainda bem que tem gente como você no mundo!
    Pq tem umas pessoas na Internet tirando sarro da camapanha amamentar... Coisas assim é melhor nem comentar, pq quando entramos em um blog como o seu e vemos como vc trata de assuntos importantes como esse com atençao e carinho, tudo o que foi lido anteriormente fica no chão! Pessoas pobres de espírito deviam fazer aula com vc, para vc ensinar a como serem seres humanos decentes..

    Acho que vou iniciar uma campanha pró-Ane rsrsrs daí vc se especializa em educar as pessoas e deixá-las como vc... com certeza, dessa maneira, o mundo seria muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito melhor!

    Parabéns pelas palavras, post, carinho e tudo o mais minha querida!
    Vc vai longe!

    ResponderExcluir
  6. Tem coisa mais natural e linda que a amamentação?

    ResponderExcluir
  7. Realmente é um absurdo encarar o ato de amamentar como algo obsceno.
    Antes de ser mãe, confesso, por pura ignorância, eu ficava pensando se nào tinha outro lugar pras mães amamentarem seus filhos, mas depois que tive meu filhote, vi que náo era bem assim. E outra, eles náo escolherem lugar, a preferência sempre vai ser deles, eu já não estou nem aí para o que vão pensar...
    Esses dias no shopping teve gente qe me olhou de cara feia... e daí???? pelo menos meu pequeno saiu feliz da vida com um sorriso lindo após o mamar dele... isso não tem preço mesmo!!!
    Parabéns pela matéria e continue assim.

    ResponderExcluir
  8. Eu infelizmente nao consegui amamentar por mto tempo... meu leite secou devido à alguns problemas na época..
    O que consegui foi levar somente até os 6 meses, depois disso só com leite em pó e demais complementos...

    Espero que com meu próximo baby (que já está na barriga) consiga amamentar por mais tempo.. Nào existe coisa melhor no mundo!!!!

    ResponderExcluir
  9. OLÁ PESSOAL !!!

    MEU PRIMEIRO FILHO GUSTAVO, MAMOU ATÉ OS 2 ANOS E 3 MÊSES !!!
    E PRETENDO AMAMENTAR MTOOO TAMBÉM MINHAS GÊMEAS ISADORA E ISABELA, QUE ESTÃO COM 5 MÊSES.

    ADOREI ESSE POST, MTO INFORMATIVO.

    BJUXXX

    ResponderExcluir
  10. É isso aí meninas!

    Nada melhor que poder amamentar!
    Obrigada pelo carinho de TODAS vcs sempre! Fico muito feliz, acreditem!

    Não existe receita melhor para melhorar qlq estado de humor que os comentários carinhosos que vocês sempre deixam aqui!

    E esqueçam o que publicam na Internet sobre isso... gente que não tem o que fazer e fica falando besteira por aí...

    Beijo!!!!

    ResponderExcluir
  11. Daizita, linda

    que post legal... amamentar é tudo de bom!
    Eu consegui amamentar os meus pequenos até 1 ano e 1 ano e 9 meses... Se pudesse, com certeza teria amamentado mais!
    O beneficio é para eles e para gente tbm... não tem nada melhor no mundo!!!

    ResponderExcluir