sexta-feira, 13 de maio de 2011

Ser diferente é normal!

Queridas Leitoras, Queridos Leitores,

Depois de ler e presenciar algumas situações, resolvemos postar aqui no blog uma campanha a favor das crianças com síndrome de down e/ou com quaisquer outras limitações.

O projeto “Ser Diferente é Normal”, desenvolvido pelo Instituto Meta Social, visa uma ação direta e imediata, cuja idéia é mostrar de forma positiva e sem preconceito as capacidades e potencialidades dos portadores de necessidades especiais, tornando visível a possibilidade da inserção no mercado de trabalho e inclusão social, independente das limitações.

Sabemos que ainda há muito que ser feito e que as ações realizadas até agora são apenas o início de uma longa caminhada, mas é de extrema importância frisar que depois que o Instituto começou a agir, a consciência da sociedade brasileira começou a mudar e perceber que todas as pessoas têm o mesmo valor e merecem serem tratadas com respeito e dignidade, independente da sua realidade. A proposta é acabar com as diferenças e viver com elas de forma absolutamente natural.

O triste nessa situação toda é que por mais que algumas pessoas façam sua parte e colaborem para um mundo sem preconceito, estudos afirmam que muitas empresas e instituições educacionais não estão preparadas nem cumprem as cotas estabelecidas para atender pessoas com necessidades especiais.

Já recebemos muitos e-mails com pais desabafando que querem incluir seus filhos portadores de síndrome de down em escolas comuns, para que possam se socializar e levar uma vida mais normal possível, e essas instituições simplesmente não aceitam por afirmarem que não estão “prontas” para receber um aluno “diferente”.

O que essas escolas esquecem é que existe uma Lei (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) que reconhece a Educação Especial como “modalidade de ensino que permeia todos os níveis escolares, e deixa claro que não há, nos sistemas de ensino, tipos separados de educação. Sendo assim, a Educação Especial NÃO é um subsistema e as unidades escolares devem ter um conjunto de recursos que devem ser organizados e disponibilizados para que todos os alunos possam desenvolver suas competências com respeito e dignidade, entre eles os que necessitam de apoios diferenciados”.

Portanto, o propósito de nosso post hoje é deixar registrado que, apesar de todas as diferenças e dificuldades encontradas no dia-a-dia de quem vivencia uma situação como as expostas acima, é que sempre existe uma instituição preparada e disposta a receber seu pequeno. Infelizmente, por enquanto, não são maioria, mas acreditamos e confiamos que com o trabalho que o Instituto Meta Social vem desenvolvendo, essa realidade Brasileira mudará em breve.

Se você se encontra com um problema parecido ou já vivenciou alguma situação como essa, compartilhe com a gente aqui no blog!

6 comentários:

  1. Nossa Ane,

    Fiquei arrepiada com as coisas que vc escreveu dessa vez... Realmente eh de parar e pensar, tem tanta gente sem coracao no mundo...
    Mas olha, para os pais que vivem essa situacao, lembrem daquela propaganda, nao lembro qual era, mas que no final dizia que vale a pena acreditar, pq os bons sao maioria... acho ate que ainda ta passando na tv, quando passar, vou ver e coloco aqui...

    Beijo e meu super parabens, vc merece, por colocar posts tao tocantes...

    ResponderExcluir
  2. Lindo o Post Ane, Adorei...

    Lembro daquela novela que a regina duarte adotou a meinininha rejeitada pelo avo com sindrome de down..
    As pessoas só reconhecem um problema quando encontram dentro de casa, daí começam a dar valor em pequenos detalhes do dia-a-dia

    ResponderExcluir
  3. Que interssante... é a primeira vez que entro no seu blog e fiquei encantada com tudo aqui...
    Vou frequentar sempre... adorei!

    Parabéns pelo post, um tema muito importante e que muitas vezes fica esquecido pelas pessoas... Se o mundo tivesse mais pessoas como vc, com certeza tudo seria melhor...

    Beijos amiga

    ResponderExcluir
  4. Oi Ane

    Parabéns pelo tema desse post.. assunto mto importante que as pessoas esquecem de comentar e trabalhar em cima...

    Infelizmente vivemos uma realidade no Brasil ainda complicada qnd se fala no tema: necessidades especiais, mas como vc mesma disse... é ter esperança e conitnuar contando com as ações do instituto e claro, espalhar a ideía..

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Dai!

    Somente quando vivenciamos um problema assim é que damos a importância.. infelizmente as pessoas não se conscientizam que os deficientes sao pessoas normais e merecem todo amor, carinho, compreensão e dignidade, como outra pessoa qualquer!

    Espero que um dia a sociedade comece a pensar de outro jeito...

    Adorei sua iniciativa, parabéns

    ResponderExcluir
  6. Linda postagem... meus parabens..
    Se existissem mais pessoas como vc no mundo, com certeza tudo seria mais simples e melhor... :-)

    ResponderExcluir