
Queridas Leitoras, Queridos Leitores,
Depois de ler e presenciar algumas situações, resolvemos postar aqui no blog uma campanha a favor das crianças com síndrome de down e/ou com quaisquer outras limitações.
O projeto “Ser Diferente é Normal”, desenvolvido pelo Instituto Meta Social, visa uma ação direta e imediata, cuja idéia é mostrar de forma positiva e sem preconceito as capacidades e potencialidades dos portadores de necessidades especiais, tornando visível a possibilidade da inserção no mercado de trabalho e inclusão social, independente das limitações.
Sabemos que ainda há muito que ser feito e que as ações realizadas até agora são apenas o início de uma longa caminhada, mas é de extrema importância frisar que depois que o Instituto começou a agir, a consciência da sociedade brasileira começou a mudar e perceber que todas as pessoas têm o mesmo valor e merecem serem tratadas com respeito e dignidade, independente da sua realidade. A proposta é acabar com as diferenças e viver com elas de forma absolutamente natural.
O triste nessa situação toda é que por mais que algumas pessoas façam sua parte e colaborem para um mundo sem preconceito, estudos afirmam que muitas empresas e instituições educacionais não estão preparadas nem cumprem as cotas estabelecidas para atender pessoas com necessidades especiais.
Já recebemos muitos e-mails com pais desabafando que querem incluir seus filhos portadores de síndrome de down em escolas comuns, para que possam se socializar e levar uma vida mais normal possível, e essas instituições simplesmente não aceitam por afirmarem que não estão “prontas” para receber um aluno “diferente”.
O que essas escolas esquecem é que existe uma Lei (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) que reconhece a Educação Especial como “modalidade de ensino que permeia todos os níveis escolares, e deixa claro que não há, nos sistemas de ensino, tipos separados de educação. Sendo assim, a Educação Especial NÃO é um subsistema e as unidades escolares devem ter um conjunto de recursos que devem ser organizados e disponibilizados para que todos os alunos possam desenvolver suas competências com respeito e dignidade, entre eles os que necessitam de apoios diferenciados”.
Portanto, o propósito de nosso post hoje é deixar registrado que, apesar de todas as diferenças e dificuldades encontradas no dia-a-dia de quem vivencia uma situação como as expostas acima, é que sempre existe uma instituição preparada e disposta a receber seu pequeno. Infelizmente, por enquanto, não são maioria, mas acreditamos e confiamos que com o trabalho que o Instituto Meta Social vem desenvolvendo, essa realidade Brasileira mudará em breve.
Se você se encontra com um problema parecido ou já vivenciou alguma situação como essa, compartilhe com a gente aqui no blog!
Nossa Ane,
ResponderExcluirFiquei arrepiada com as coisas que vc escreveu dessa vez... Realmente eh de parar e pensar, tem tanta gente sem coracao no mundo...
Mas olha, para os pais que vivem essa situacao, lembrem daquela propaganda, nao lembro qual era, mas que no final dizia que vale a pena acreditar, pq os bons sao maioria... acho ate que ainda ta passando na tv, quando passar, vou ver e coloco aqui...
Beijo e meu super parabens, vc merece, por colocar posts tao tocantes...
Lindo o Post Ane, Adorei...
ResponderExcluirLembro daquela novela que a regina duarte adotou a meinininha rejeitada pelo avo com sindrome de down..
As pessoas só reconhecem um problema quando encontram dentro de casa, daí começam a dar valor em pequenos detalhes do dia-a-dia
Que interssante... é a primeira vez que entro no seu blog e fiquei encantada com tudo aqui...
ResponderExcluirVou frequentar sempre... adorei!
Parabéns pelo post, um tema muito importante e que muitas vezes fica esquecido pelas pessoas... Se o mundo tivesse mais pessoas como vc, com certeza tudo seria melhor...
Beijos amiga
Oi Ane
ResponderExcluirParabéns pelo tema desse post.. assunto mto importante que as pessoas esquecem de comentar e trabalhar em cima...
Infelizmente vivemos uma realidade no Brasil ainda complicada qnd se fala no tema: necessidades especiais, mas como vc mesma disse... é ter esperança e conitnuar contando com as ações do instituto e claro, espalhar a ideía..
Beijos
Oi Dai!
ResponderExcluirSomente quando vivenciamos um problema assim é que damos a importância.. infelizmente as pessoas não se conscientizam que os deficientes sao pessoas normais e merecem todo amor, carinho, compreensão e dignidade, como outra pessoa qualquer!
Espero que um dia a sociedade comece a pensar de outro jeito...
Adorei sua iniciativa, parabéns
Linda postagem... meus parabens..
ResponderExcluirSe existissem mais pessoas como vc no mundo, com certeza tudo seria mais simples e melhor... :-)