segunda-feira, 4 de abril de 2011

Natação para Bebês


Especialistas no assunto afirmam: O contato com a água já nos primeiros meses além de favorecer a saúde, proporciona uma sensação de descoberta para os bebês.

Os bebês já estão adaptados ao “meio aquático” desde a gestação, por isso tem a capacidade de movimentar-se na água com grande habilidade, demonstrando diversos reflexos.

Durante os primeiros meses os pais devem acompanhar seus pequenos nas aulas, que normalmente duram cerca de 30 minutos, uma vez que o bebê não se encontra tão bem desenvolvido e sua capacidade de atenção ser pequena. O acompanhamento dos pais nessa fase de “adaptação” é de extrema importância, não somente pelo fato de praticar um exercício físico, mas também porque nesse período os laços afetivos e de confiança mútua são fortalecidos.

O indicado é que a criança inicie as atividades aquáticas depois dos 6 meses, que é quando seu ouvido está melhor formado e o risco de inflamações diminui consideravelmente. Essa idade é indicada também porque o bebê já tem uma formação muscular melhor, estão mais firmes e mais preparados para praticar uma atividade física. A alimentação já é mais completa e normalmente ele (a) já tomou as principais vacinas, ou pelo menos, a primeira dose delas. De qualquer maneira, aconselhamos que você procure o pediatra do seu pequeno (a) e fale sobre suas intenções de iniciar as aulas de natação, ele com certeza te dirá se esse é o momento certo para iniciar a prática de exercícios.

A água é capaz de fornecer movimentos tridimensionais, estimulando todas as partes do corpo, sem barreiras para o bebê se mexer.

Os benefícios que a natação traz são inúmeros: coordenação motora, aumento da resistência cardio-respiratória e muscular, proporciona noções de espaço e tempo, tranqüiliza o sono, ajuda na prevenção das doenças respiratórias, prepara a criança psicologicamente para o auto-salvamento, além, claro, de abrir o apetite.

Atividade física é sempre importante, em qualquer idade. Hábitos saudáveis são sempre muito bem vindos, portanto, incentive seus filhos desde pequenos a praticarem algum exercício, dessa maneira a chance dele (a) ter uma vida ativa é bem maior.

Se seus filhos praticam algum esporte, compartilhe com a gente aqui no blog!

Beijos e mais Beijos,

Ane!

10 comentários:

  1. Ane,

    Tenho gêmeos e os dois vão para a natação, estão com 9 meses... é uma delícia ver aquelas gostosuras nadando como se fossem gente grande... inacreditavel como eles se adaptam a agua super rápido.
    Como são dois, eu e a dinda deles (minha cunhada) vamos para as aulas, e cada dia trazemos para cada uma experiencia nova para contar...

    Bjks!

    ResponderExcluir
  2. Tenho um menino qdo fez 6 meses coloquei na natação, mas depois fiquei um tempinho sem levar agora voltou ja sabe mergulhar e chega em casa com fome de leão come de td
    sem contar q dorme feito anjo
    ele esta com com 2 anos e 5 meses ja ñ preciso mais entrar com ele na piscina agora vai quase q sozinho
    ele adora piscina

    aconselho todas as mamães a colocarem seus filhotes
    gde bjsss

    LEILA

    ResponderExcluir
  3. Nossa,

    Todo mundo fala da natacao para bebe mas eu tenho um medo tao grande de colocar a Luisa, acho que ela vai se afogar kkk acho que é pq eu tenho mto medo de água e acabo passando isso para ela involuntariamente.. =/
    Hoje ela não pratica nenhum esporte, mas preciso mudar isso urgente!!! quero minha filha cheia de saúde, para dar e vender! e nao quero que quando ela cresça fique igual a mae, sedentaria kkkkkkk

    Beijo Ane!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post! Parabén minha fofa, mais uma vez.... Vc arrebenta sempre! Como consegue??

    Ok, chega de puxação de saco hahahah

    Paulinho pratica futebol e adora... mas quando vamos ao clube ele se acaba na piscina e tenho ficado tentada ultimamente para colocar ele na natação.... agora com os depoimentos aí acima fiquei mais convencida :)

    Beijoooooooo

    ResponderExcluir
  5. Amei o post flor...
    Atividade física é muito importante e a natação fortalece os pulmões, músculos enfim tudo...
    Já fui atrás aqui na minha cidade pra colocar a Juju e não tem affffff ninguém merece...

    Bjokassss

    ResponderExcluir
  6. Oi Day...
    Esse assunto é uma Delíciaaaaa!
    Felipe faz Natação desde os 7 Meses... Já mergulha, bate os pézinhos, as mãozinhas... Fora o contato íntimo que temos com eles na água... a troca de energia, sorrisos... é uma FESTAAAA!!
    Eu Amoooo... e Recomendooo MUITOOOOO!!
    Quando aprende a mergulhar então... Afff... é o MÁXIMOOOO pra Nós Mamães!!
    Beijossssssssssss Querida!

    Rê e Felipe.

    ResponderExcluir
  7. Meninas...

    Que delícia ouvir a experiência de cada uma de vocês... O que acham de promovermos um "dia do esporte" aqui no Blog? Daí vocês me enviam fotos dos pequenos praticando suas respectivas atividades físicas... O que acham??

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  8. É muito gostoso ver criancinhas nadando.Muito boa a idéia do dia do esporte.

    ResponderExcluir
  9. AH que legal!!!!Minha filha mais velha, desde pequena sempre teve problemas com alergia, pegava resfriado com qualquer ventinho, eu morava em apartamento e nem me passava pela cabeça por ela na natação, imaginava que não faria bem.... Hoje ela tem 11 anos e imaginem o esporte que ela pratica? FUTEBOL, isso mesmo, qdo ela me pediu para fazer uma aula de experiência, deixei achando que ela não iria gostar... rsrrsr, ela adora!!! Chega em casa cor de rosa e pingando rsrsr. O esporte a ajudou a desenvolver, encorpar e sem dúvida, melhorou o apetite! Tenho a Izabelle agora com 06 meses, e penso em colocá-las na natação, imaginem a farra rsrrs, bjussssss
    Ah quero ver as fotos tá!

    ResponderExcluir
  10. Ah, meninas, natação é tudo de bom, eu fiquei super contente quando o pediatra do meu pequeno liberou a "gente",rsrs, pra fazer as aulas.Só, que hoje em dia infelizmente não posso mais participar das aulas, primeiro pq ele já tem 2 anos e segundo pq tb ele está na escolinha e ai a mãe coruja não pode entrar, é uma pena....
    Mas olha, apesar disso, vale muito, tanto pela experiência, quanto pelo aprendizado da confiança mútua,bjss.
    Ah, pode contar com a minha foto.

    ResponderExcluir