segunda-feira, 14 de março de 2011

Lugar de criança é na Escola!!!

Queridas Amigas,

Venho por meio deste post fazer um desabafo e chamar a atenção para um problema que está bem perto da gente e que muitas vezes fingimos não ver.

Após ler diversas reportagens na última semana sobre o índice de crianças de 5 a 12 anos que freqüentam escolas, fiquei bem assustada. Posso explicar por que.

Muitas pesquisas informam que temos aproximadamente 90% dos nossos pequenos matriculados no ensino primário. Bom, a princípio, um número bastante animador... Mas o que deixam de nos informar é qual o percentual dessas crianças realmente freqüentam diariamente as aulas... Quando analisamos por esse outro lado, o número cai para um pouco mais de 60%! Assustador, não?!

Mas o que me deixou mais espantada foi que dentro desses 60%, aproximadamente 20% (1/3) deixam de ir à aula para trabalhar. Os outros 40% estão divididos em: dificuldade para chegar até a escola, falta de interesse dos pais em incentivar os estudos, falta de documentos, problemas com os professores, cuidar dos irmãos, cuidar da casa, entre muitos outros... Mas nenhum deles a taxa é tão alta como essa que expomos acima.

Muitas dessas crianças perdem o momento mais importante de suas vidas porque por algum motivo precisam trabalhar, seja por necessidade mesmo ou porque seus pais obrigam essa prática (sim, existe muito mais disso do que se imagina! Inacreditável).

Sabemos que a realidade econômica do Brasil tem melhorado no decorrer dos anos, mas sabemos também que ainda há muito a ser feito. Sei que ninguém nasce escolhendo em qual situação financeira vai viver, e que muitas vezes a realidade é muito mais difícil para essas crianças do que possamos imaginar. Portanto, não estou aqui para fazer juízo de valores nem criticar a posição do nosso governo com relação à esse problema. O que quero, é chamar a atenção para uma situação que está cada vez mais presente no dia-a-dia e que é “escondido” com uma peneira.

Temos o péssimo hábito de criticar a posição alheia e ficamos parados olhando... Que tal mudarmos um pouco de atitude e tomarmos frente à esse problema? Na maioria das cidades brasileiras existem centros de apoio à criança e ao adolescente e que precisam de voluntários com urgência. Esses centros ajudam a tirar crianças da rua e levar para a escola, e no período em que estão “livres” ficam nesse espaço, com um grupo de pessoas da mesma faixa etária praticando alguma atividade que desenvolva suas principais habilidades... Muito interessante!

Se você tem um tempinho livre durante a semana, faça sua parte! Colabore! Procure um desses centros e ajude! Traga uma criança para a escola e incentive um mundo melhor!

Já dizia Mahatma Gandhi "Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados."



8 comentários:

  1. Ane,

    Inacreditável! Você me surpreende a cada dia!
    De onde você tira essas idéias? Nossa, se metade das pessoas fossem como você, com certeza já teríamos um mundo melhor!

    Adorei o post! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Realmente... sem palavras!

    Adorei o que vc escreveu dessa vez, ficou maravilhoso! Parabéns pela iniciativa de sempre!
    Lugar de criança é na escola mesmo!
    Interessante, pq eu não sabia desses centros de apoio que você disse, e como depois que a Maria nasceu eu parei de trabalhar, estou louca para voltar a fazer alguma coisa, principalmente agora, que ela vai para a escolinha na parte da tarde e eu fico perdidinha aqui em casa sem ter o que fazer!

    Vou atrás disso, com certeza!

    Obrigada Dai, pelas palavras de carinho de sempre!

    ResponderExcluir
  3. M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O

    Linda matéria, lindas palavras... e realmente, uma situação muito delicada!
    Não devemos esperar os outros! quando podemos agir, por ficamos parados?

    Parabéns amiga, por tocar em um assunto tão importante!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a Anekids ,Clara, Larissa, Denise e a tds as outras que pensam como vocês . É de gente assim que o mundo precisa. E é muito gratificante poder fazer alguma coisa por alguém, especialmente quando esse alguém é uma criança.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Materia importantissima, se cada um fizer sua parte o mundo melhora bastante.

    Parabens, vc e uma pessoa muito especial e esta contribuindo muito para um mundo melhor.

    bjsss

    ResponderExcluir
  6. Adorei Ane!!! Precisamos realmente fazer a nossa parte, podemos erradicar esse problema e baixar a zero o percentual de crianças que não frequentam a escola, basta querer!

    Bjsss!!!!

    ResponderExcluir
  7. É isso aí... toda criança tem DIREITO à educação e a sociedade deve fazer valer esse preceito constitucional. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  8. Ane,

    Vc naum existe!
    Como seria bom se pelo menos 1/3 da populacaum tivesse essa sua iniciativa!

    Parabéns!

    ResponderExcluir