quarta-feira, 30 de março de 2011

Como fazer com que as crianças prefiram a bola / boneca ao computador?

Leitoras, Leitores,

Nesse mundo de alta tecnologia e modernidade, fica cada vez mais difícil tirar seu filho (a) de frente do computador e levá-lo para brincadeiras mais “saudáveis”, como as do nosso tempo.

Sim, eu sei... A maioria mora em cidades grandes, onde o perigo está cada vez mais constante e o medo toma conta do dia-a-dia familiar, e para completar muitas moram em prédios que não oferecem uma estrutura adequada para crianças, e em função disso ficam limitadas à Internet, Televisão, etc.

Foi pensando nisso que preparamos um post a favor de brincadeiras que precisam apenas da imaginação para ser um sucesso, morando você em cidade grande, pequena, casa ou apartamento.

Então, o que fazer para que essa mania tecnológica não esteja tão presente dentro de casa? Alternativas como: parques, brinquedotecas, reuniões de amiguinhos para um “dia da pipoca e cachorro quente”, “festa do pijama”, clube, entre muitos outros... Até mesmo “o brincar de” adivinhar, desenhar e criar histórias podem ser interessantes.

A socialização é essencial para o desenvolvimento e sobrevivência do indivíduo, portanto, é de extrema importância que você incentive seu filho (a) a ter contato com os amiguinhos dentro e fora da escola, assim você o ajuda a melhorar a autoconfiança e a ter presente no dia-a-dia elementos importantes para uma vida melhor: disciplina, desafio, respeito e conquista.

Bom, o quero passar para vocês, queridas mães e queridos pais, é que há muito dentro de casa que pode ser feito sem precisar ligar a TV ou o computador para divertir os pequenos, apesar de esses serem fortes concorrentes (mas é por esse motivo que a tarefa de maternidade / paternidade não permite descanso), basta usar a imaginação e colocar em prática tudo aquilo que você fazia durante a sua infância, de maneira adaptada, claro. Não permita que seus filhos percam os melhores anos da vida em frente à uma tela de computador.

E você, o que faz para entreter seu filho (a)? Compartilhe suas experiências com a gente aqui no blog!

5 comentários:

  1. Ane,

    Essa mania de computador quase me enlouquece..
    Aqui em casa tive que estabelecer horários para que as crianças possam usar a Internet e assistirem desenho na tv, pq se eu deixar, ficam a tarde inteira nisso e nao fazem mais nada...

    A alternativa que achei foi colocar eles em cursos durante a tarde... jazz para a Marilia e guitarra para o Marcio, 2x por semana cada um... depois, outras 2x vao para aula de ingles...

    Sinceramente, não achei outra maneira...

    PArabens pelo post, muito bom, como sempre

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Dai, minha kerida!

    As vezes, nos pais, acabamos deixando nossos filhos na frente da tv pq eles ficam tao atentos que acabam nao "dando trabalho" e é mais comodo fazer isso...
    No início confesso que deixava a Cinthia muito mais tempo na frente da tv do que deveria, mas o tempo foi passando e para tirar esse vício foi mto dificil.
    Comecei a ocupar o tempo dela com outras atividades tbm, lembro sempre da minha mae dizendo: criança ocupada nao tem tempo para pensar besteira... E hoje ela já está com 8 anos, vai para o colegio de manha e tem todas as tardes ocupadas com atividades diferentes... por experiencia propria posso afirmar para vcs.. nao podia ter feito coisa melhor por ela!
    Agora estamos planejando o segundo filho e com certeza vou lidar com a situaçao de uma maneira muito diferente.

    Beijos minha linda... sabe que minha adminiracao por vc só cresce, dia a dia...

    ResponderExcluir
  3. Gente, eu fico impressionada com a geração dos nossos filhos, tem dias que fico brava cgm mesma por deixar ter tanta modernidade dentro de casa...
    Os brinquedos sao cada vez mais modernos e caros, alguns até falam, impressionante...
    Lembro que eu me divertia com a tampa da panela que fazia barulho, com o pote da cozinha e coisas simples assim, tudo me fazia muito feliz..
    Algumas vezes me pergunto.. será que estou sabendo educar meus filhos? E o pior é que eles estao tao interessados nessa mania de computador e tv que nada que eu fale convence eles a mudarem de "rumo"...
    Vou tentar usar a sua idéia de trazer amigos em casa e fazer um cachorro quente e alguma outra coisa, quem sabe assim consigo melhorar a situação por aqui..

    Obrigada pela dica, Ane.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Adoro quando vc pede para compartilharmos experiências aqui! Acho um espaço muito legal para as pessoas poderem se abrir e encontrar soluções para problemas que as vezes não parece ter fim...

    Adorei o post e ainda mais as suas idéias, acho que sua casa deve viver numa diversão só, né, amiga?

    Te mandei um e-mail!

    Bjoquinhas!

    ResponderExcluir
  5. Nos divertíamos com coisas simples mesmo e éramos felizes. Vamos aproveitar a idéia do cachorro quente e acrescentarmos brincadeiras simples, como passa-anel, mímicas, etc.
    Parabéns mais uma vez pelo assunto abordado.

    ResponderExcluir