segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Adeus às fraldas

Esse post começa com uma pergunta: Existe idade ideal para dizer adeus às fraldas? A resposta é não! Alguns especialistas no assunto informam que a idade média para que esse procedimento inicie é entre os 24 e 32 meses.

Será uma mudança na vida do seu filho (a), portanto, você deve respeitar a individualidade e o ritmo dele (a). É preciso ter paciência. O indicado é começar a nova rotina com “treinos” durante o dia, ou seja, conversar com o bebê e pedir que ele (a) avise quando sentir vontade de ir ao banheiro, e aos poucos esse hábito será natural. Nas primeiras tentativas, deixe seu pequeno sem fralda somente durante o dia, pois o desejo de ir ao banheiro durante a noite exige um maior controle do organismo, essa, portanto, deverá ser a última fase do aprendizado. Normalmente todo esse processo acontece em um período de aproximadamente 4 a 5 meses.

Mas quando saber se seu filho já está preparado para dar adeus às fraldas? Uma boa dica para perceber esse “sintoma” é observar se ele (a) comunica que está sujo ou que está fazendo suas necessidades. Uma dica interessante também é se seu bebê tem interesse em saber o que as pessoas fazem no banheiro.

Para dar início à todo esse processo, compre um penico e deixe no lugar onde a criança costuma brincar, deixe o objeto lá por alguns dias para que possa ser familiarizado pelo seu filho (a). Após esse “reconhecimento” leve-o para o banheiro e toda vez que seu pequeno manifestar vontade de fazer xixi ou cocô, mostre que o lugar ideal é ali, e após uso contínuo do penico, deve-se comprar o adaptador de vaso sanitário infantil, para que ele (a) entenda que o uso do penico foi apenas temporário. Quando você perceber que a criança consegue passar a maior parte do dia seca, pode retirar as fraldas, mas não se esqueça: ofereça para ir ao banheiro diversas vezes ao dia.

Jamais retarde a ida ao banheiro quando houver manifestação de vontade, é imprescindível respeitar os limites e capacidades para que se tenha sucesso nessa nova adaptação.

Quanto à fralda noturna, pode ser retirada quando a criança começa acordar seca.

Algumas dicas:

1) Prepare-se para encontrar a cama molhada no início do treinamento noturno. Isso é absolutamente normal, entre os 2 e 5 anos a criança não tem total controle do organismo;

2) Jamais castigue seu filho (a) por não ter avisado ou feito xixi na cama. Essa atitude dá a sensação de fracasso;

3) Elogie, mas sem exageros;

4) Inicialmente, meninos e meninas fazem suas necessidades sentados, mas depois do controle adquirido, o ideal é ensinar os meninos a fazerem xixi de pé, como o papai.

Esse é um momento de mudanças na vida da criança, portanto, dê muito amor e carinho para que isso aconteça da forma mais natural possível, o seu único trabalho é oferecer condições para que esse aprendizado aconteça de forma natural e descontraída!






Um comentário:

  1. Adorei a matéria.
    Estou tirando a fralda da Bárbara e a paciência é a peça chave desta tarefa...rs
    Ela ganhou um lindo penico q toca música, mas está preferindo ir diretamente até o vaso e qdo escuta o barulhinho do xixi, já faz festa junto c/ a gente.
    Bjos querida, sucesso sempre!

    ResponderExcluir