terça-feira, 22 de novembro de 2011

Cada um em seu quarto


Em primeiro lugar, gostaria de me desculpar com todas vocês pelo “abandono” do blog nas últimas semanas, mas a correria de fim de ano tomou conta por aqui e somente agora consegui parar para escrever uma nova matéria. Até cheguei a montar um post semana passada, mas sem o merecido tempo, e como não gosto de um “mal-feito”, decidi esperar mais uns dias para poder atualizar esse espaço que tanto amo com a devida atenção e carinho...

Vamos então ao que interessa:

Certa vez recebi um e-mail de uma leitora super querida se queixando que não conseguia fazer com que seu filho começasse a dormir em seu quarto, ele não queria deixar a cama dos pais por nada e a situação estava ficando cada dia pior... Sugeriu-me então para montar um post a respeito do assunto... E claro, pedido feito é pedido atendido!

Provavelmente seu marido e você já passaram (ou ainda estão passando) pela situação exposta acima, e certamente não se incomodaram em dividir o quarto com o (a) mais novo (a) integrante da família... Mas o fato é que o tempo passou e esse hábito tem sido cada vez mais comum e você não consegue fazer com que ele (a) durma sozinho (a) em seu próprio quarto.

Esse, sem sombra de dúvida, é um problema que deve ser tratado com muita paciência e carinho, pois a “falha”, segundo especialistas no assunto, infelizmente, foi causada por vocês mesmo... A maioria dos casais, assim que retornam da maternidade, fazem questão de dormir com o bebê na mesma cama, pois dessa maneira se sentem mais seguros em relação aos cuidados que precisam ter com essa nova vida. Mas a grande questão é que, em muitos casos, quando a criança cresce, acostumá-la a dormir em seu próprio quarto torna-se uma tarefa quase impossível.

O que fazer então para solucionar esse problema que parece não ter fim?

Você precisa ter em mente que será um longo processo e que pode começar a qualquer momento. Por isso, é de extrema importância que algumas mudanças sejam feitas, como por exemplo: transformar o quarto em um lugar interessante, aconchegante e seguro, para que seu filho (a) não sinta medo em ficar sozinho ali. Procure sempre deixar um abajur ligado, para que o escuro não tome conta do ambiente e assuste a criança.

Jamais faça seu pequeno dormir no colo, quando chegar a hora de ir para a cama, é para a cama que ele (a) precisa ir, e adormecer por lá, pois dessa maneira vai saber que aquele é o lugar certo de descansar para poder começar um novo dia cheio de novas atividades.

A grande queixa é que em muitos casos as crianças até adormecem em seus quartos, mas no meio da noite voltam para a cama dos pais alegando que estão com medo e se sentindo desprotegidos. O ideal nessa situação é voltar com seu pequeno para a cama dele (a) e mostrar que não tem nada que possa prejudicá-lo em seu quarto... Conte uma história e espere que ele (a) durma novamente. Feito isso, volte para a sua cama, sempre.

Segundo psicólogos, o maior erro dos pais é deixar com que os filhos durmam junto com vocês do meio da noite para frente, pois dessa maneira a criança se acostuma a essa situação e dificilmente você vai conseguir fazer com que ela durma a noite inteira em seu próprio quarto.

O primeiro e mais importante passo para que você faça isso com sucesso é: Confiar em seus ouvidos. Se houver algo errado, você logo vai perceber e conseqüentemente, socorrê-lo.

Sim, depois de algumas semanas da missão acorda-levanta-dorme, você vai estar exausta, mas vai ter ensinado uma valiosa lição ao seu pequeno. E nunca se esqueça de elogiar cada progresso feito, pois dessa maneira a criança (assim como os adultos) sente prazer em continuar fazendo tal ato, pois percebe que está sendo reconhecida.

E você? Está passando ou já passou por um problema parecido aí na sua casa? Compartilhe suas experiências com a gente aqui no blog! É sempre muito importante a participação de vocês!

Para quem quiser entrar em contato, pode enviar um e-mail para: contato@anekids.com.br

Aguardem surpresas aqui no blog essa semana!

Com Carinho,

Ane

5 comentários:

  1. Adorei, amiga!
    Aqui em casa desde o primeiro dia a Maju dorme em seu quarto, parece que o coraçao vai sair pela boca e nas primeiras semanas eu acordei sei la, umas 10x durante a noite para ver se estava tudo bem, se ela ainda estava la, rsrsrs desespero de mae de primeira viagem... mas meu medico me fez uma lavagem cerebral que deu certo, e colocou na minha cabeca que eu nao poderia deixar ela dormir nem 1 noite sequer comigo... foi dificil, mas hoje vi que foi o melhor que fizemos, pois assim conseguiamos descansar para mais uma maratona que seria no dia seguinte.

    Parabens pelo post, otimo ocmo sempre, e claro, está perdoada pelo abandono hehehehe

    ResponderExcluir
  2. Nossa, aqui eu prefiro nem comentar o caos que se instalou kkkkk
    Sempre ouvi amigas, minha mae e meu medico dizendo: nao fica dormindo com o Gabriel que vc nao vai mais conseguir dormir sozinha... mas, teimosa que sou... dito e feito, hoje é um chororo durante a noite que minha nossa... mas sabe que lendo sua materia percebi que deixo ele ficar na minha cama depois que acorda... vou mudar a minha atitude e ver o que acontece.. tomara que vc esteja certa amiga, vai me ajudar a resolver um problemao....

    E vou esperar a supresa aaiaiiaiai, vai matar a gente de curiosidade ate qnd?

    ResponderExcluir
  3. Ane, Ane! Vc e essas suas materias maravilhosas.. de onde tira esssa inspiraçao, menina??????

    Adorei o post, e aqui na minha casa ja passamos por essa terrivel fase, mas graças a Deus ja acbou e estamos todos em seus respectivos quartos, mas olha foi uma fase que minha nossa..
    Vou esperar a surpresa, adoro supresa kkk

    bjjjssssss

    ResponderExcluir
  4. Adorei, adorei, adorei!

    Espero a surpresa, ansiosa

    ResponderExcluir
  5. A Isabella ainda tem 4 meses e dorme em um cesto ao meu lado da cama. Agora sinto que está na hora de colocá-la no berço, no quartinho dela, mas não consigo deixá-la longe. Estou trabalhando isso, mas Eu é que não estou segura em dormir afastada dela. Eu vou conseguir!!!

    ResponderExcluir