terça-feira, 27 de setembro de 2011

Grávida, será?!

Essa é uma pergunta clássica entre muitas mulheres...

A dúvida de uma possível gravidez aparece quando alguns sintomas diferentes “surgem” em seu corpo, e nesse momento, o melhor mesmo é procurar um método para confirmar essa hipótese. Teste de farmácia ou exame de sangue vão ajudar a descobrir se você vai iniciar a fase mais linda da vida de uma mulher, ser mãe.

Normalmente, quando você chega a se perguntar se está grávida, é porque além do atraso menstrual, existem alguns indícios que levam a um diagnóstico positivo. Confira:

1) Dor de Cabeça – Devido ao aumento do volume de sangue, algumas mulheres podem sentir muita dor de cabeça no início da gestação;

2) Bicos do Seio mais escuros e Veias mais aparentes – A gravidez libera hormônios que agem nas células responsáveis pela coloração dos mamilos, fazendo com que fiquem mais escuros que o normal;

3) Aumento na vontade de fazer xixi – Toda grávida sente muita vontade de ir ao banheiro, e essa alteração possui duas explicações. Uma é que devido ao aumento de líquidos circulando em seu corpo o funcionamento dos rins aceleram, eliminando todos os resíduos. A outra é que o crescimento do útero pressiona a bexiga que não consegue reter a urina (mas não se preocupe, essa pressão normalmente acontece somente até o quarto mês, que é quando o útero atinge a cavidade abdominal). Uma dica interessante para tentar diminuir as idas ao banheiro é inclinar-se para frente quando for fazer xixi, assim você esvaziará totalmente a bexiga;

4) Corrimento Escuro – Muitas mulheres acreditam que estão menstruadas quando na verdade estão apenas com um corrimento escuro que acontece nos primeiros dias de gestação. Esse corrimento é normal e natural, pois você está se preparando para desenvolver o bebê, portanto, é interessante que fique atenta, pois é menos intenso e mais claro que o sangue da menstruação;

5) Enjôos – Os médicos atribuem esse fator como hormonal e/ou psicológico. Se o quadro for contínuo os enjôos tornam sinais de alerta, ou seja, quando a náusea é quase permanente e os vômitos acontecem após todas as refeições, você pode estar com hiperêmese gravídica que atinge 0,5% das gestantes. Nesse caso você pode sofrer desnutrição e desidratação e acabar prejudicando o desenvolvimento do bebê. Esse risco é combatido com medicamentos, dietas especiais e suplementos alimentares;

6) Sono e cansaço – O sono aparece porque você está com excesso de hormônios e com o metabolismo mais lento. Se puder, repouso após as refeições é o ideal;

7) Vontades e fome fora de hora – Essa é uma característica clássica de quase todas as grávidas, e foi pensando nisso que uma universidade da Inglaterra realizou um estudo a respeito do assunto. Na pesquisa realizada, entrevistaram mais de 2 mil mulheres e 75% delas afirmaram sentir vontades durante a gravidez, o que mostra que as gestantes de hoje sentem muito mais vontade e desejo que as de antigamente. O mais interessante é que há exatos 50 anos foi realizada uma pesquisa similar que mostrou que apenas 30% das mulheres sentiam desejos súbitos;

8) Alterações de Humor – Durante a gravidez a alteração de humor acontece da mesma maneira que sua barriga cresce. Essas alterações têm razões fisiológicas e emocionais... Medo, insegurança e princípio de depressão estão intimamente ligados ao desequilíbrio hormonal, portanto, o melhor a fazer é ser otimista para levar os nove meses da melhor maneira possível;

9) Inchaço e Dor – Durante a gestação existe um aumento geral na quantidade de sangue e líquido, alterando todo o sistema circulatório, o que faz com que os seios fiquem mais sensíveis e que o corpo sinta mais dores. Para evitar esse desconforto, o ideal é que você pratique exercícios físicos regularmente em locais e horários mais frescos e tome bastante líquido para se manter hidratada;

10) Cólicas – Infelizmente as cólicas são sintomas naturais e normais da gravidez, pois seu útero está se preparando para a expansão que sofrerá para receber seu bebê.

Se você apresenta algum desses sinais, o ideal é que procure um médico para realizar um exame de sangue que possa confirmar ou não uma gestação. Caso o resultado seja positivo procure um bom especialista para iniciar o pré-natal e dar início aos cuidados dessa nova vida que depende inteiramente de você.

E você, como descobriu que estava grávida? Compartilhe sua experiência com a gente, é sempre muito importante a participação de vocês aqui no blog!

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Doe um Brinquedo e faça uma Criança Feliz!


Queridas Amigas,

Todas nós sabemos a felicidade que as crianças ficam quando ganham algum brinquedo... Os olhos brilham de uma maneira tão pura e verdadeira que é impossível não ficar feliz junto, parece até que somos nós que estamos ganhando o presente... E na verdade é, pois não existe alegria maior que ver nossos pequenos sorrindo e cheios de alegria, independente da situação, não é mesmo?

Mas, com o tempo, acabamos juntando tantos brinquedos e bichinhos de pelúcia que muitas vezes nem nos damos conta na quantidade de coisas que guardamos e que já não tem mais a mesma utilidade de antes.

Foi pensando justamente nisso que queremos dar início à Campanha Alegria! Junte todos os brinquedos que seu filho (a) não usa mais e doe a uma criança carente ou à alguma instituição infantil e faça uma criança sorrir!

Nós sabemos o poder que a divulgação na Internet e Redes Sociais têm, portanto, vamos divulgar e abraçar essa idéia, afinal de contas, o dia das crianças está chegando e certamente não existe nada mais prazeroso que ver um rostinho feliz!

Conto com vocês!

Com Carinho,

Ane.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Postura Infantil

Queridas Leitoras e Amigas,

Como algumas de vocês já sabem, abrimos um espaço aqui no blog para especialistas das mais variadas áreas nos ajudarem em todos os assuntos referentes ao dia-a-dia das nossas crianças.

Hoje, o assunto é postura infantil com a fisioterapeuta e especialista em Pilates e RPG, Luciane Dalmolin Garcia. Confiram:

“Grande parte da população sofre de alterações posturais que podem gerar dores e tensões musculares. A maioria dessas alterações inicia-se na infância e adolescência, quando o esqueleto ainda está em fase de formação.

Por esse motivo, a postura infantil deve ser cuidadosamente observada pelos pais e professores, afinal de contas as crianças passam boa parte do tempo nas escolas e permanecem na postura sentada quase todo o tempo (normalmente de 4 a 5 horas diárias). Essa postura, quando inadequada, pode ser muito nociva, provocando posições anormais de estruturas anatômicas que ainda estão em fase de desenvolvimento.

Mas, muito além da postura adotada durante as aulas, ainda deve-se levar em consideração algumas atividades extra-classe das crianças: assistir TV no sofá ou na cama, jogos de vídeo-game e computadores são exemplos clássicos das principais atividades estáticas que se não observada a postura, podem ser extremamente prejudiciais.

Então, qual seria a posição correta para evitar que seu filho (a) tenha problemas no futuro?

Quando sentados, a postural ideal é aquela em que o peso corporal está sobre os ísquios (pelve), a coluna apoiada no encosto da cadeira, formando um ângulo de 90 graus – aproximadamente entre coxa e perna – os pés apoiados no chão e os ombros relaxados. No caso do uso da carteira em sala de aula, deve-se observar que o pescoço não flexione mais que 30 graus durante e execução de tarefas. Deve-se ainda evitar torções na coluna, como a que ocorre quando se senta em cima de uma das pernas.

Para as aulas, recomenda-se que a mochila não ultrapasse 10% do peso total do aluno.

Outra dica muito importante é evitar nessa fase do desenvolvimento, o uso de saltos em sapatos ou solados pouco flexíveis – o uso de salto pode facilitar o aumento da curvatura lombar, ocasionando hiperlordose.

Os pais devem ficar atentos à algumas alterações:

1) Flexão excessiva da coluna dorsal (corcunda);

2) Abdômen protuso formando um “buraco” na coluna lombar;

3) Desnível de ombros ou ombros muito rodados para frente.

Essas características podem demonstrar alguma alteração postural existente, portanto, mesmo que a criança não relate dores é importante o tratamento postural precoce para que essas deformidades não progridam. Dependendo da fase em que se encontra a criança, o tratamento geralmente tem ótimo prognóstico.

O ideal é que os pais estimulem bons hábitos posturais e a prática de exercícios físicos desde cedo, o que ocasiona o desenvolvimento musculoesquelético e evita a formação de algumas alterações posturais e suas conseqüentes dores tensionais.

A conseqüência disso tudo é formarmos adultos mais conscientes e com maior qualidade de vida”.

Luciane Dalmolin Garcia – Fisioterapeuta

Crefito: 62784-F

luciane.dalmolim@gmail.com

Clínica de Fisioterapia Batel – Curitiba-PR – (41) 3342.4034

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Chegou um (a) irmãozinho (a), e agora?

Muitas vezes, o nascimento do segundo filho traz preocupações aos pais quanto à possibilidade do irmão mais velho sentir ciúmes. Essa é uma situação bem comum e acontece em muitas famílias, e na maioria das vezes, não sabemos como lidar com o assunto.

A notícia da chegada do irmãozinho (a) pode afetar o comportamento do primeiro filho, afinal de contas, ele (a) vai ter que dividir o amor, carinho, atenção e até mesmo os brinquedos que antes eram só dele (a), com uma pessoa “desconhecida”. Para os adultos, a sensação de ter que “dividir” alguém especial já é difícil, imagine então para uma criança...

Especialistas no assunto afirmam que existem diversas maneiras de você amenizar esse conflito dentro de casa e fazer com que o filho mais velho aceite sua segunda gestação da forma mais natural e amorosa possível. Pesquisamos bastante sobre o assunto e montamos uma lista das mais indicadas atitudes que você pode ter para uma gestação saudável e com muito amor entre os irmãos. Confira as dicas abaixo:

1) Se você precisa fazer alguma alteração na rotina do seu filho (a) mais velho (a), como por exemplo, colocar na escolinha, creche ou qualquer outra situação parecida, faça antes do segundo filho nascer, isso para que ele (a) não associe as mudanças com a chegada do irmãozinho e se sinta esquecido ou abandonado;

2) Atitudes como chamar o irmão (a) para conversar com o bebê ainda na barriga pode ajudar e muito a relação de amizade entre os dois, dependendo da situação, você pode inclusive fazer a voz do bebê e “manter uma conversação” entre eles;

3) Faça questão que seu filho (a) mais velho participe da organização da chegada do irmãozinho. Convide para ajudar a preparar o enxoval e a decoração do novo quarto, escolher o nome, participar de alguma consulta durante o pré-natal, arrumar as malas para a maternidade e muito mais... Segundo especialistas, essas atitudes auxiliam na aceitação do novo bebê que está a caminho;

4) Evite fazer comentários do tipo: “Não se preocupe, mesmo com a chegada do seu irmãozinho nós vamos te amar da mesma maneira” – Por mais bem intencionada que a frase seja, essas afirmações podem causar preocupações em seu filho, pois em algum momento ele pode sentir que é incapaz de competir com o bebê e se sentir rejeitado;

5) Após o nascimento, faça com que o filho mais velho se sinta importante e muito amado, você pode, por exemplo, “elegê-lo” como seu assistente e solicitar que realize algumas tarefas simples, como escolher uma roupinha, buscar a chupeta, e quando o bebê estiver mais velho, propor de tomarem banho juntos e muito mais.

Essas são apenas algumas dicas para amenizar o ciúme do irmão mais velho, e claro, cada criança reage de uma forma quando recebe a notícia da chegada do irmãozinho (a), mas o importante mesmo é sempre buscar um ambiente sereno e de muita paz dentro de casa, essa é com certeza, a melhor forma de criar uma relação de amor e carinho entre irmãos.

E você, já passou por essa situação aí na sua casa? Compartilhe suas experiências com a gente aqui no blog, é sempre muito importante e interessante a participação de todas vocês!

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Um dia você aprende - Shakespeare

Queridas amigas,

Já há algum tempo tenho vontade de colocar esse vídeo aqui no blog e dividir com vocês esse poema tão lindo e verdadeiro do Shakespeare. Vale a pena conferir!

Desejo à todas vocês um fim de semana maravilhoso!

Um grande beijo,

Ane.



quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Look da Semana – Alice Ragugnetti

Sim, porque todas nós já tivemos nossa primeira camisola, e com a encantadora Alice, não poderia ser diferente!

Essa gatinha acabou de nascer e já é toda fashion! Esse é apenas o primeiro look de muitos que virão, não é mesmo mamãe Andressa? Estamos esperando as outras fotos! Aguardem novidades dessa lindeza por aqui!






Você é cliente AneKids e quer ver seu pequeno aqui no blog? É simples, basta seguir o blog publicamente (lado direito da tela, opção participar deste site) e se tornar membro de uma das nossas redes sociais: Orkut, FaceBook ou Twitter. Depois disso você só precisa enviar uma foto com uma roupinha de nossa loja para contato@anekids.com.br nos autorizando a publicar nas quintas-feiras, dia do Look da Semana.

PS: Fotos maravilhosas da nossa parceira Cris Hapen

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Vacina Anti-Rábica

Queridas Leitoras, Queridos Leitores,

Após vivenciar uma situação de mordida de cachorro em minha sobrinha nesse fim de semana, resolvi montar um post sobre a vacina anti-rábica e os cuidados que precisamos tomar quando nossas crianças são mordidas por animais.

O motivo dessa matéria vai além da mordida que ela levou, mas, principalmente porque esse é um assunto pouco publicado na Internet, e quando vivenciamos momentos assim um dos primeiros passos é entrar em sites de busca e procurar maiores informações, tais como: primeiros socorros, necessidade ou não tomar vacina e muito mais... E foi exatamente nesse momento que percebi que pouquíssimas pessoas falam sobre o tema e que infelizmente não temos muitas informações a respeito da raiva animal.

Provavelmente, o assunto ficou “esquecido” pelo fato da doença ser cada vez mais rara no Brasil, mas, independente disso, precisamos tratar da forma mais cuidadosa possível, pois estamos falando de uma doença fatal, onde todo cuidado é pouco.

A maioria das crianças adora animais de estimação, e muitas vezes acabam brincando com os cachorros e gatos que encontram em lugares públicos, e é exatamente nesse momento que você precisa ter o dobro de cuidado, afinal de contas, é quase impossível ter certeza que esse animal tomou todas as vacinas necessárias e que seus donos cuidam dele da forma correta.

Se, infelizmente, seu filho (a) levar um arranhão mais forte ou até mesmo uma mordida, procure anotar o telefone dos responsáveis para poder acompanhar o comportamento do animal pelos próximos 10 (dez) dias. Depois disso, é de extrema importância que você lave o ferimento com água e sabão, e em caso de mordida ou arranhão forte, procure o posto de saúde mais próximo para solicitar a vacina anti-rábica.

O tratamento vai depender da gravidade da ferida e do animal responsável pelo acidente. Alguns estudos afirmam que caso seu filho tenha sido mordido ou arranhado por um animal doméstico, conhecido e que você tenha a chance de acompanhar pelos 10 dias, o tratamento para prevenir a raiva provavelmente poderá ser dispensado. Mas se o animal for de rua ou desconhecido, é de total importância que você procure ajuda imediatamente.

O tratamento para evitar a raiva é gratuito e é feito com uma série de injeções – em crianças menores de 2 anos, a vacina pode ser tomada na perna.

A raiva animal é transmitida através da saliva, que possui vários tipos de bactérias e vírus. No caso de uma ferida maior é aconselhável que você procure um médico para verificar se é necessário tomar antibiótico para evitar possíveis infecções.

Quando o ferimento for bem superficial e você preferir tratar em casa pelos próximos dias, é interessante dar uma atenção especial, e se apresentar sintomas de infecção (aumento do inchaço, vermelhidão, sensibilidade na área machucada, presença de pus, febre acima de 37,7, linhas vermelhas em torno da ferida ou sensação de quentura), procure um médico.

Além da raiva, mordidas de animas podem transmitir tétano, mas não se preocupe, essa vacina já está incluída no calendário nacional de imunização, que é dada aos 2, 4 e 6 Meses, e duas doses de reforço dadas aos 15 e 18 meses e novamente entre os 4 e 6 anos, portanto, é bem provável que seu filho já esteja protegido. Para acessar a tabela básica de vacinação infantil, clique aqui.

Dói o coração só em pensar nas doses de vacinas que seu filho terá que tomar para estar 100% protegido da raiva, mas é melhor vermos chorar por alguns instantes e proporcionar uma linda vida saudável pela frente.

E você, já passou por alguma situação como essa exposta acima? Compartilhe suas experiências com a gente, é sempre um prazer recebê-las aqui no blog!

Com Carinho,

Ane



quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Look da Semana – Manuella Gomes

Essa é a Manu, uma doce princesa que está pela primeira vez nos dando o prazer da sua presença no Look da Semana.

Em uma composição romântica, ela usa um lindo vestido da famosa coleção Holiday. Para acompanhar e esquentar nossa princesinha em uma noite de festa, mamãe Ellen apostou também nesse casaquinho lindo de viver, da gymboree. Confiram!





Você é cliente AneKids e quer ver seu pequeno aqui no blog? É simples, basta seguir o blog publicamente (lado direito da tela, opção participar deste site) e se tornar membro de uma das nossas redes sociais: Orkut, FaceBook ou Twitter. Depois disso você só precisa enviar uma foto com uma roupinha de nossa loja para contato@anekids.com.br nos autorizando a publicar nas quintas-feiras, dia do Look da Semana.