segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Aprender a perder


Lidar com perdas e ganhos é essencial para o bom desenvolvimento das crianças. Aprender a perder não pode ser diferente de aprender a ganhar ou dividir brinquedos e a atenção dos pais com os irmãos, deixar a mamadeira ou a chupeta, entre muitas outras situações.

Algumas pessoas já me perguntaram: “Ane, existe algum segredo para evitar que meu filho(a) siga pelo caminho errado?” E eu respondi: Sim, é necessário ensiná-lo a falhar. Afinal de contas quando você mantém o discurso de que é necessário conseguir, conquistar e vencer, certamente está o massacrando sem perceber. O erro e a perda são inevitáveis e acontecem na vida de todo ser humano, não há como ser diferente, e ensinando seu filho (a) a lidar com essa situação você vai ensinar que isso é apenas parte do aprendizado da vida.

Infelizmente a vida não é feita somente de vitórias e por isso aprender a lidar com situações de perdas é de extrema importância... Seja ela qual for: um jogo de futebol, uma brincadeira, um prêmio, um concurso ou até mesmo uma pessoa querida. Enfrentar a “frustração” é uma excelente oportunidade de encontrar novas maneiras e possibilidades de atingir a satisfação e entender que só existe um “primeiro lugar”.

Claro que a vitória e a vontade de vencer é algo sempre positivo, funciona como um desafio e ajuda a melhorar naqueles pontos mais fracos ou estimular os mais fortes, mas competição saudável é aquela em que não existe a obrigação de ganhar. E acreditem, assim como vencer colabora para a auto-confiança, perder também tem seu lado positivo.

Procure, por exemplo, sempre estimular seu filho (a) a fazer parte de grupos esportivos, pois esse hábito, além de ampliar as amizades, incentiva o espírito competitivo e ensina a ganhar e a perder. Essa prática também é muito importante por ensinar ao “atleta-mirim” que o jogo só acontece se as regras forem rigidamente seguidas, os companheiros de equipe e adversários respeitados e que para alcançar um bom resultado é necessária prática, paciência e força de vontade.

Portanto, muito mais que aprender a jogar, ele (a) irá superar qualquer sentimento de fracasso e conquistar confiança suficiente para enfrentar diversas situações difíceis no futuro.

Jamais crie expectativas sobre os resultados, afinal de contas, a competição deve ser usada somente para a formação do caráter do pequeno (a) e nunca para superar frustrações familiares. Nunca projetem em seu filho (a) suas conquistas não realizadas.

Mostre sempre que ganhar não significa ser superior, assim como perder não significa ser inferior. O verdadeiro objetivo de qualquer competição é atingir seu melhor resultado, mesmo que nem sempre signifique vitória. E acima de tudo, ressalte que uma conquista honesta, sem trapaças, vencida pelos próprios méritos, tem muito mais valor.

Especialistas sobre o assunto afirmam que a pessoa que não aprende a perder pode ter imaturidade psicológica na construção da personalidade e uma vida adulta conturbada e insatisfeita, sempre procurando aquilo “que não pode ter”.

Certamente essa não é uma tarefa fácil e aparece inúmeras vezes durante a vida, mas ajuda no amadurecimento e no crescimento de toda a família. O papel dos pais é fundamental para ajudar as crianças a superar a decepção e, principalmente: não sofrer junto.

4 comentários:

  1. Adorei Dai! Parabens
    E vamos ensinar nossas criancas que perder é taum importante quanto ganhar!

    ResponderExcluir
  2. Post muito bem montado ane... adorei

    ResponderExcluir
  3. muito bom mesmo. acho que mais importante que aprender a ganhar, eh aprender a perder, ganhar eh facil, o dificil eh perder e ficar numa boa. parabens pelo texto

    ResponderExcluir