segunda-feira, 11 de julho de 2011

O que fazer com as crianças durante as férias?


Julho é mês de férias escolares e muitas vezes ficamos perdidos sem saber o que fazer com as crianças em casa.

Nesse período, as crianças reclamam que ficam sozinhas, longe dos amiguinhos e sem nada para fazer. Como muitas vezes os pais não conseguem tirar suas férias junto com as dos filhos para poder aproveitar e/ou viajar, essa situação tende a ser um pouquinho complicada.

Agora, além de todas as obrigações normais do seu dia-a-dia, você está com seu filho (a) em casa, sem muitas opções do que fazer. Foi pensando nisso que nossa equipe preparou um post para ajudar você, pai, mãe, a entreter seu pequeno (a) durante esses dias longe da escola. Confira!

Essa é uma grande oportunidade de você conseguir ficar mais tempo com o seu filho (a) e fortalecer ainda mais a relação de amor e carinho entre vocês – sim, mesmo que você trabalhe o dia inteiro e não consiga ficar com ele a maior parte do dia – pois existem diversos programas que vocês podem fazer juntos que durante o período de aulas fica um tanto quanto complicado. Um exemplo clássico dessa situação é dar uma “fugida” do trabalho para um almoço diferente, dessa maneira você o inclui durante suas atividades diárias e seu pequeno certamente se sentirá muito importante por fazer parte do seu dia, mesmo com você trabalhando.

Outra dica é levá-lo ao cinema ao fim do dia, mas, se sua cidade não oferece essa opção, você pode criar uma sessão cinema em casa, por que não? A criançada adora e esse programa tem tudo para ser muito divertido! Chame alguns amiguinhos e primos, deixe a sala um pouquinho mais escura para dar o “ar” de cinema e prepare pipoca, cachorro quente e refrigerante. Essa é uma opção super válida se o dia estiver chuvoso e sem muitas condições de sair de casa.

Em dias de sol você pode preparar um piquenique no parque. Passeios ao ar livre são de extrema importância para as crianças entrarem em contato com a natureza e fazerem novas descobertas. Prepare um lanche gostoso e leve pronto para o parque, com direito a cesta e toalha xadrez. Procure uma árvore e acomodem-se ali por perto. Essa é uma ótima oportunidade para ensinar seus filhos a serem organizados e recolherem o lixo depois da festa.

Quando as opções de entretenimento parecem acabar, você pode chamar seu pequeno (a) para ajudar a preparar alguma comida e/ou lanche. Procure pratos fáceis (brigadeiro, cobertura para bolo, biscoitos, salada, macarrão, etc) e esteja sempre por perto supervisionando.

Durante o fim de semana, você pode organizar a festa do pijama. Conte com a ajuda das demais mamães dos coleguinhas que irão participar da festa e deixe as crianças se divertirem a vontade. Essa é uma ótima oportunidade de você se relacionar com as mães dos amigos do seu filho (a), pois enquanto a criançada se diverte vocês podem organizar um pequeno jantar para se conhecerem melhor.

Por último, mas não menos interessante, compre livros com figuras para colorir, papéis para desenhar, pequenas telas e tinha guache para pintar e deixe seu pequeno (a) soltar a imaginação. Dessa maneira você o incentiva a estimular a criatividade e exercita bastante a imaginação.

Para você que ainda não acessou nossa área de jogos, contamos com 9 brincadeiras muito divertidas que ajudam a distrair as crianças. Confira! www.anekids.com.br/parque

E aí na sua casa, as crianças já entraram em férias? Como tem sido esses dias? Compartilhe com a gente aqui no blog!

4 comentários:

  1. Ótimas dicas, Ane!
    Essa ideia do cinema em casa pode ser uma boa neh? to ficando quase doida amiga, vc nem imagina kkkk

    ResponderExcluir
  2. Aki em casa tbm estou fikando quase doida! gente, nao sabia que ter crianca em casa o dia todo era tao complicado kkkk aja imaginacao, hein!!!!
    Ane, vou pegar suas dicas e aplicar 1 por dia aqui em casa kkkk

    Obrigada por esse post super criativo querida

    ResponderExcluir
  3. Aqui em casa normalmente as crianças ficam na casa da minha sogra ou na casa da minha mae, eu e meu marido infelizmente nao temos com quem deixar eles o dia inteiro, mas sempre que conseguimos saimos para um programinha diferente para eles nao ficarem traumatizados sem ter nada o que fazer kkk
    Adorei a ideia da festa do pijama, estou mesmo precisando conhecer as maes dos amiguinhos.. Quero fazer novas amizades pq parece que depois que a gente casa as amigas somem kkk

    Lindo post com otimas ideias, ane.. parabens queridona, arrasou! como sempre

    ResponderExcluir
  4. Ótimas idéias! Pena que meus netinhos estão longe.

    ResponderExcluir