quarta-feira, 1 de junho de 2011

Porque se sujar faz bem!


Para o bom desenvolvimento, as crianças precisam de experiências que envolvam novas descobertas, aventuras, natureza e acima de tudo, criatividade. Sujar-se faz parte do aprendizado e deve ser algo absolutamente natural.

Tanto é verdade, que nos últimos anos, as pré-escolas têm dado uma importância muito maior na grade curricular quando o assunto é contato com a natureza. Esse tema tem recebido uma atenção maior e é tratado com prioridade por estimular o desenvolvimento infantil. Disciplinas como horticultura estão cada vez mais presentes nas grades curriculares.

Algumas escolas, inclusive, separam um dia da semana para que seus alunos tenham o “dia da sujeira” e possam se divertir como desejarem com seus colegas. Nesse dia as crianças podem tudo: mexer na grama, rolar na terra, e muito mais. Dessa maneira, criam anticorpos e desenvolvem sua imunidade, construindo um sistema de defesa natural do corpo.

Quando brincam, as crianças além de praticar exercícios que levam à uma vida mais saudável, aprendem a se relacionar com outras pessoas, o que acarreta uma vida social ativa, importante em qualquer fase, seja infantil ou adulta. Estudiosos alegam que uma criança que se relaciona com diversos colegas, quando chega à fase adulta, possui uma capacidade maior de se relacionar com outras pessoas.

Alguns pesquisadores do assunto afirmam que ao estudarem o “brincar” das crianças, encontraram situações que provam que as oportunidades espontâneas de brincar além de serem divertidas, estimulam o vocabulário e a criatividade, aumentam as habilidades mentais, emocionais e sociais, e em muitos casos, aumentam a capacidade de tolerar atrasos quando se encontrarem na fase adulta.

Os benefícios são incontáveis, e por esse motivo, queremos incentivar você mamãe, a colocar seu pequeno (a) para brincar e se sujar.

Queremos, portanto, te convidar a participar do “dia da sujeira” aqui no blog. Envie-nos uma foto para o e-mail contato@anekids.com.br do seu pequeno brincando, e se possível, nada limpo. O post será publicado na próxima sexta-feira, dia 10/06/2011.

Contamos com sua participação! Venha se divertir com a gente!

11 comentários:

  1. Adorei a ideia Ane!

    Vou mandar foto da Maria com certeza!

    ResponderExcluir
  2. MAS ME DIGA UMA COISA COMO TIRAR AS MANCHAS DA TINTA GUACHE NAS ROUPAS??...

    ResponderExcluir
  3. MAS me diga uma coisa..a ultima vez q minha filha brincou com tinta guache nao saiu a tinta completamente da sua roupinha...como faço?

    ResponderExcluir
  4. Que legal o post!!

    Hoje em dia nossos filhos não brincavam a gente.. Sempre incentivo aqui em casa uma baguncinha...

    Vou te mandar foto, com certeza.

    Fernanda, use uma roupa velha, que não tem problema em ficar manchada..

    Pode contar com a minha participação, Ane!

    Beijoooooooo

    ResponderExcluir
  5. Oi Fernanda, eu uso vanish (embalagem rosa) para remover td tipo de manchas. Vc já experimentou? Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Adorei o assunto. Não vejo a hora de ver as fotos. Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Dai, gostei mto do post..
    Vou preparar um dia da sujeira aqui em casa e te mando foto kkk jah to ateh vendo o resultado kkk

    ResponderExcluir
  8. Se sujar faz MUITO bem! Enviarei foto!

    ResponderExcluir
  9. Quem nunca brincou na areia, não sabe oque é bom e rolar na grama, e brincar com barro ?
    As crianças precisam sim de vitamina S (sujeira) ... rsrsrs como diz o texto : cria anticorpos.
    Essas fotos vão ser mto engraçadas

    Bjuxxx

    ResponderExcluir
  10. Já participei!!! Adorei a idéia!!

    ResponderExcluir