segunda-feira, 20 de junho de 2011

Festa Junina – De onde veio essa tradição?

A festa Junina, ao contrário do que muitos pensam, não tem origem Nordestina, e sim européia. Os países católicos desse continente homenageavam no mês de junho, São João. A festa, inicialmente era conhecida como Joanina.

Historiadores afirmam que essa festividade foi apresentada ao Brasil através dos portugueses ainda no período colonial. As primeiras festas aqui comemoradas foram no século XVII, pelos Padres Jesuítas.

Nessa época o Brasil sofria grande influência cultural de países como Espanha, França, Portugal e China, o que fez com que essa comemoração tomasse um rumo bastante diferente em nosso país.

A França era tradicionalmente conhecida como o país das danças nobres, e que aqui, influenciou na formação das quadrilhas (dança de passos marcados, que agitava os luxuosos bailes parisienses). Características como reverências dos cavalheiros para as damas e movimentos como o túnel e as trocas de braços, são fortemente de origem Francesa.

A origem do vestido rodado também é francesa, pois essas luxuosas festas eram realizadas em cortes, e, portanto, as mulheres colocam seus mais bonitos e rodados vestidos para se apresentarem à noite e dançarem com os cavalheiros.

A China produzia pólvora para a fabricação de fogos de artifício. Portugal e Espanha praticavam muito a dança de fitas.

Toda essa mistura cultural originou, no Brasil, em junho, a tradicional Festa Junina, que é comemorada em todos os Estados.

O hábito de celebrar festas em torno de uma fogueira é bastante antigo. O homem primitivo tinha o costume de comemorar seu sucesso na caça ao redor do fogo, que utilizava também para assar a carne.

No Brasil, o Nordeste é tradicionalmente conhecido como a região que mais valoriza a festa Junina. Lá organizam concursos para eleger a melhor quadrilha, organizam exposições artesanais, fazem a “queima da fogueira gigante” e muito mais.

Para as crianças é uma alegria pura, pois se fantasiam e entram no clima de São João. As escolinhas preparam festas e reúnem toda a família para participar dessa festa tão linda e cheia de vida.

E você? Já participou de alguma festa junina esse ano? Que tal prepararmos o “Dia de São João” aqui no blog? Vocês nos enviam fotos dos pequenos devidamente fantasiados e colocamos aqui no fim do mês de Junho, o que acham?

Participem, a opinião de vocês é de extrema importância para o sucesso de nosso blog!

Com carinho,

Equipe ANEKIDS

3 comentários:

  1. ANEKIDS tbm é cultura!!! daleeee dona daiane kkkk

    Adorei a matéria.. mto bem elaborada, parbaéns!
    QUanto as fotos, adorei a idéia... os pequenos aqui em casa participaram de 2 festas esse fds e adoraram! Mando fotos!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Ane, querida! que lindo!!! nossa, nós somos chique hein benhe?? transformamos a frança na nossa dança de quadrilha!!!! uauuu! adorei hehheeh

    Gostei da ideia das fotos, vai ser o maximo um monte de caipirinha aqui no seu blog!

    ResponderExcluir
  3. Adoro festa junina! E seu post ficou o máximo.
    Beijos.

    ResponderExcluir