sexta-feira, 20 de maio de 2011

10 Hábitos de uma mãe feliz


Quais são os hábitos de uma mãe feliz? É exatamente sobre esse assunto que a pediatra Meg Meeker trata em seu livro, recém lançado nos Estados Unidos.

Em sua obra, ela fala principalmente sobre a pressão do dia-a-dia familiar e o quanto isso atrapalha na felicidade da mulher. Sugere então, dez dicas para resgatar esse sentimento essencial na vida de qualquer ser humano.

A grande sacada do livro “Ten Habits of Happy Mothers: Reclaiming our Passion, Purpose and Sanity” – Os Dez Hábitos das Mães Felizes: Recuperando nossa Paixão, Propósito e Sanidade, não é questionar se você está realizada por ter tido filhos, mas se você é feliz como mulher. É justamente sobre essa procura pela felicidade que a pediatra foca todo o texto do livro.

Veja as dicas abaixo e inspire-se:

1) Entender seu valor como mãe;

Quantas vezes você se questionou sobre o seu valor? Se é ou não boa mãe, se é desvalorizada por ficar em casa e não sair para trabalhar, se fica tempo suficiente com seus pequenos. Meg, a respeito desse tema diz: Você não é um fracasso. Mas se sente assim. E estou confiante no que digo, porque, como pediatra, meu trabalho é ver você e manter seus filhos saudáveis. E quando eu observo, eu vejo crianças que amam a sua mãe. Eu vejo como os filhos olham para você, seguram a sua mão. E eu vejo você semelhante à forma que eles a vêem, amada e estimada”.

2) Conservar suas amizades-chave;

Quando foi a última vez que você bateu um papo com sua melhor amiga desde que seu filho nasceu?

“A verdade é que, quando alguma coisa precisa ser cortada das nossas demandas diárias, amigos são os primeiros que vão. Algumas vezes parece que a amizade é dispensável, desnecessária (...) Amigos são uma necessidade”.

3) Valorizar e praticar a fé;

Para Meg, cuidar da vida espiritual, nós torna mais saudáveis. Por isso, arrume um tempinho durante a semana e não permita que essa prática fique perdida em meio às tarefas do dia-a-dia.

“Nós temos de colocar nossa fé em alguém porque somos incapazes de controlar a vida. Não podemos proteger as pessoas que amamos por simples vontade. Nos sentimos impotentes, porque somos”.

4) Dizer não à competição;

Lembre-se sempre: Você é a melhor mãe que seu filho pode ter.

“Cada uma de nós, mãe, competimos com outras mães de alguma forma (...) E muitas de nós nunca vão admitir que fazem isso. Competir com outras mães nos trazem três coisas: acende o ciúme, nos mantém em estado constante de inquietação com nós mesmas e transforma nossos relacionamentos”.

5) Criar uma relação saudável com o dinheiro;

“A parte complicada de ser mãe é que dar, é bom e natural, mas nós esquecemos de dar o que realmente importa para nossos filhos (o nosso tempo, atenção e afeto), e gastamos energia pagando coisas para eles. (...) Se acreditamos que o dinheiro é parte da vida, mas não a força motriz que nos torna felizes ou infelizes (...) Veremos que o contentamento verdadeiro nunca tem um preço”.

6) Arrumar tempo para a solidão;

Você PRECISA de um momento só seu. E isso não é, de forma alguma, egoísmo. Portanto, se dê um tempo, e não se sinta culpada por isso.

“A verdade é: nós precisamos da solidão. Da mesma maneira que não podemos sobreviver sem amigos, comunidade e família, também precisamos de um tempo saudável e de equilíbrio para nos recarregarmos fisicamente, mentalmente, emocionalmente e espiritualmente”.

7) Dar e receber amor de forma saudável;

Depois que seu filho nasceu, o que aconteceu com o seu relacionamento? E a tolerância no dia-a-dia, como ficou?

“Se estamos constantemente criticando nosso companheiro ou nossos filhos, criamos barreiras para nós mesmas. Reclamações não levam à nenhum lugar bom. Ao contrário, joga a relação para baixo (...) As mães podem ser muito mais felizes se aprenderem a ignorar falhas de caráter, atitudes mal humoradas, birras e focar na bondade de quem amam. Isso não significa que somos cegas. Mas que estamos dispostas a ver as falhas e fragilidades dos nossos entes queridos, mas apreciá-los e amá-los de qualquer maneira”.

8) Encontrar formas simples de viver;

Simplicidade interior! Entenda que você não precisa acertar sempre e conseguir fazer tudo o tempo todo. Você só precisar dar o valor real a que cada coisa merece.

“Viver simples, significa viver mais. Isso não quer dizer abrir mão de coisas em nossas vidas que queremos e tornamos mulheres com foco singular. Significa estabelecer priopridades”.

9) Deixar o medo de lado;

Claro que é difícil. Afinal de contas, não queremos que absolutamente nada de mal aconteça aos nossos filhos. Mas é preciso ter coragem e enfrentar essa situação.

“Nós estamos nos preocupando mais do que no passado, e o mais importante, essa preocupação está nos esmagando. (...) Muitas neuroses são genuínas e baseadas em fatos, mas alguns de nossos medos não são bem fundados. Eu vejo muitas mães preocupadas com o sucesso de seus filhos quando eles já são bem sucedidos (...) A vida é muito curta. Temos muita vida para viver, apesar de todas as coisas ruins ao redor. Há muito mais coisas boas que más e muito menos para se preocupar que pensamos”.

10) Esperança é uma decisão: Decida!

“A vida não pode ser sustentada sem esperança. A esperança demanda que acreditemos em duas coisas: no futuro – mesmo que ele seja breve – e na possibilidade dos bons acontecimentos. Quando temos esperança, temos a convicção que nossa vida vai ficar muito melhor do que é hoje. Melhoria, alegria, cura ou algo maior vão acontecer em breve”.

Quando temos filhos, essa preocupação de um mundo melhor é a que devemos ter, não acham?

terça-feira, 17 de maio de 2011

Campanha Amamentar: Compartilhe essa idéia


Na última semana o assunto virou polêmica e ganhou destaque em diversos momentos. Campanhas em redes sociais à favor da amamentação mobilizou muitas mamães. Como somos totalmente à favor do tema, não poderíamos, de forma alguma, ficar fora dessa.

É cientificamente provado que o leite materno é um dos melhores alimentos que o bebê pode receber, é cheio de vitaminas, proteínas, minerais e demais substâncias necessárias para o bom desenvolvimento do seu pequeno. Pesquisas afirmam que esse alimento é capaz de prevenir distúrbios respiratórios, infecções, problemas intestinais e muitos outros.

Os benefícios oferecidos pelo leite materno são incontáveis. É o único alimento capaz de oferecer todos os nutrientes na quantidade exata para o desenvolvimento e crescimento do bebê. Além disso, o ato de sugar é de extrema importância para a formação da dentição, fala, respiração e desenvolvimento da face da criança. A amamentação também garante segurança para a mamãe, prevenindo contra anemia, câncer de mama e diabetes, além de contribuir para perder peso que ganhou durante a gestação.

Além da saúde, a amamentação aumenta e muito o vínculo entre mãe e filho.

Segundo um estudo da Organização Mundial da Saúde, a “amamentação exclusiva até os 6 meses reduz a mortalidade infantil em até 1/5 nos países em desenvolvimento” e mais, afirmam que quanto mais tempo a mãe amamenta seu filho, menor a chance dele ser obeso quando estiver na fase adulta.

Até os seis meses, seu bebê precisa somente do leite materno, depois disso, é importante e necessário que você ofereça outros alimentos e continue amamentando, mantendo esse hábito, se possível, até os 2 anos ou mais. A inclusão de novos alimentos é conhecida como Alimentação Complementar e não Alimentação de Desmame.

Essa alteração na rotina do bebê deve acontecer porque a partir desse momento seu filho (a) já está apto para conhecer alimentos sólidos e o sistema digestivo já está mais amadurecido. Esses outros alimentos vêm com a proposta de complementar as necessidades energéticas e nutricionais que somente o leite materno não é capaz de suprir. Lembre-se: O objetivo é somar e/ou acrescentar, jamais substituir a amamentação.

E você, ainda amamenta seu pequeno (a)? Se já parou, até quanto tempo amamentou? Compartilhe suas experiências com a gente aqui no blog! Ficamos sempre muito felizes e satisfeitos com os comentários de todas vocês.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Ser diferente é normal!

Queridas Leitoras, Queridos Leitores,

Depois de ler e presenciar algumas situações, resolvemos postar aqui no blog uma campanha a favor das crianças com síndrome de down e/ou com quaisquer outras limitações.

O projeto “Ser Diferente é Normal”, desenvolvido pelo Instituto Meta Social, visa uma ação direta e imediata, cuja idéia é mostrar de forma positiva e sem preconceito as capacidades e potencialidades dos portadores de necessidades especiais, tornando visível a possibilidade da inserção no mercado de trabalho e inclusão social, independente das limitações.

Sabemos que ainda há muito que ser feito e que as ações realizadas até agora são apenas o início de uma longa caminhada, mas é de extrema importância frisar que depois que o Instituto começou a agir, a consciência da sociedade brasileira começou a mudar e perceber que todas as pessoas têm o mesmo valor e merecem serem tratadas com respeito e dignidade, independente da sua realidade. A proposta é acabar com as diferenças e viver com elas de forma absolutamente natural.

O triste nessa situação toda é que por mais que algumas pessoas façam sua parte e colaborem para um mundo sem preconceito, estudos afirmam que muitas empresas e instituições educacionais não estão preparadas nem cumprem as cotas estabelecidas para atender pessoas com necessidades especiais.

Já recebemos muitos e-mails com pais desabafando que querem incluir seus filhos portadores de síndrome de down em escolas comuns, para que possam se socializar e levar uma vida mais normal possível, e essas instituições simplesmente não aceitam por afirmarem que não estão “prontas” para receber um aluno “diferente”.

O que essas escolas esquecem é que existe uma Lei (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) que reconhece a Educação Especial como “modalidade de ensino que permeia todos os níveis escolares, e deixa claro que não há, nos sistemas de ensino, tipos separados de educação. Sendo assim, a Educação Especial NÃO é um subsistema e as unidades escolares devem ter um conjunto de recursos que devem ser organizados e disponibilizados para que todos os alunos possam desenvolver suas competências com respeito e dignidade, entre eles os que necessitam de apoios diferenciados”.

Portanto, o propósito de nosso post hoje é deixar registrado que, apesar de todas as diferenças e dificuldades encontradas no dia-a-dia de quem vivencia uma situação como as expostas acima, é que sempre existe uma instituição preparada e disposta a receber seu pequeno. Infelizmente, por enquanto, não são maioria, mas acreditamos e confiamos que com o trabalho que o Instituto Meta Social vem desenvolvendo, essa realidade Brasileira mudará em breve.

Se você se encontra com um problema parecido ou já vivenciou alguma situação como essa, compartilhe com a gente aqui no blog!

terça-feira, 10 de maio de 2011

Homenagem Dia das Mães

Queridas Leitoras e Amigas,

Em primeiro lugar gostaria de agradecer a participação de todas vocês aqui no blog. Confesso que superou minhas expectativas a quantidade de fotos que recebi! O post ficou maravilhoso, mas também, não poderia ser diferente com tanta mamãe linda.

Para poder organizar a relação de fotos que recebi, as mesmas serão postadas em ordem alfabética com o nome da mãe e depois com o nome do filho (a).

Confiram!!!



Adriana, Yasmin e Luna

Alessandra e Guilherme (by Cris Hapen)


Alessandra e Sofia


Alessandra, Arthur e Caio (na barriga)


Analira e Vitor (by Cris Hapen)


Beata, Gabriella e Mateus


Bianca, Arthur e Lucca



Cris e Luisa (by Cris Hapen)


Dulciléia e Daiane


Elaine e Beatriz


Elaine Karol Isabelly e Manuella


Elizanjela e Pedro


Fabiolla, Julia e Laura


Fernanda e Pietra


Fernanda, Arthur e Sophia


Ionetti e Miguel


Joice, Pedro e Sofia


Juliana, Isabela e Julia


Juliana, Marco Antonio e Maria Fernanda


Karla e Barbara



Kelly e Alexandre (by Cris Hapen)


Kelly, Isabela, Gustavo e Isadora


Laurici e Cláudia


Luana e Sophia


Luciana e Maria Luiza


Luciane e Laura


Lucienne e Isabella


Patricia e Davi


Poliana e Camila


Rafaela, Ana Luiza e André


Renata e Felipe


Tati e Laura (by Cris Hapen)


Vanessa e Giovana (by Cris Hapen)


Viviane e João Vitor


Willaia e Jairo


Yrla e Lunna

Obrigada à todas e aguardem novidades aqui no blog!!!

Beijinhos!


quarta-feira, 4 de maio de 2011

Dia das Mães


Existe dia mais gostoso no ano que dia das Mães? Acredito que não. Evento que acontece sempre no segundo domingo de maio tem um gostinho todo especial para as mamães de quase todos os países.

A origem desse dia começou na Grécia Antiga, onde os gregos celebravam durante a primavera honra à Rhea, conhecida como Mãe do Deuses. Mais tarde, por volta dos anos 1600 na Inglaterra, começa a comemoração do “Mothering Day”, uma homenagem feita à todas as mães desse país, e era tradicionalmente comemorada com um bolo (mothering cake) que simbolizava a confraternização e união com os filhos.

Entretanto, a primeira vez em que se falou oficialmente sobre “Dia das Mães” foi em 1872, nos Estados Unidos. Esse seria um dia dedicado à paz, sugerido por Julia Ward Howe.

Mas por que sempre no segundo domingo de maio?

Essa ideia surgiu na pequena cidade de West Virgina – USA, por uma jovem que perdera sua mãe no segundo domingo de maio. Ela sugeriu que todo ano fosse comemorado um dia em homenagem à todas as mães, como demonstração de carinho e amor.

No Brasil, esse evento foi iniciado em Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918, e também pela primeira vez comemorado na América do Sul.

Na maioria dos países essa data é comemorada no mesmo dia, apenas alguns festejam em outra ocasião, como são os casos citados abaixo.

Argentina: Segundo Domingo de Outubro

Noruega: Segundo Domingo de Fevereiro

França e Suécia: Último Domingo de Maio

Inglaterra: Quarto Domingo da Quaresma

Polônia: 26 de Maio

México: 10 de Maio

Rússia: 8 de Março

Líbano: Segundo dia da Primavera

Portugal e Espanha: 8 de Dezembro

Independente do dia em que se é comemorado, o Dia das Mães tem o mesmo significado para todo o mundo. Nesse dia sentimos de maneira especial todo amor e carinho das pessoas mais próximas. Muitas famílias se reúnem e fazem desse dia um momento de muita paz e união.

Foi pensando exatamente no próximo domingo que queremos preparar um post semana que vem com mais um de nossos “dias”. Será o dia “Tal Mãe, Tal Filha (o)”. Envie uma foto sua com seu filho (a) para o e-mail contato@anekids.com.br e nos autorize a publicar aqui, no próximo dia 10/05/2011. Se seu bebê já não é tão bebê assim e já se encontra na adolescência ou até mesmo na fase adulta, não tem problema! Não importa a idade do seu filho (a), o que importa é participar. Se você é futura mamãe, envie uma foto da sua gravidez.

Temos também muitas casos de não mamães na loja, são as madrinhas, tias, amigas... Queremos todas vocês aqui também com suas mães, sem desculpas!

E você, normalmente como comemora o dia das mães? Compartilhe com a gente aqui no blog!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Resultado Sorteio Chá de Bebê + Fralda

Minhas lindas,

Conforme combinado e prometido, hoje sai o resultado do sorteio de um body rosa ou camiseta azul para uma mamãe, o presente será escolhido conforme o sexo do bebê e/ou vontade da ganhadora.

Os nomes válidos para o sorteio são:

1) Karina

2) Ana Cristina

3) Angelina

4) Flavia

5) Valéria

6) Maria Eduarda

7) Bruna

8) Lúcia

9) Clara

10) Simone

11) Ionetti

12) Dulcileia

13) Kelly

O método usado para o sorteio foi o sorteador online (www.sorteador.com.br) e o resultado é:


Parabéns Clara! Entrarei em contato para saber qual peça deseja e pegar seu endereço para providenciar o envio.